Numa cadeia de suprimentos, o dinheiro flui do cliente final de volta pela cadeia. O momento desse fluxo é crítico para assegurar que as empresas da cadeia de suprimentos mantenham a habilidade de atender seus compromissos de gastos operacionais.
Os fluxos de gerenciamento da cadeia de suprimentos podem ser divididos em três principais: o fluxo de produto, o fluxo de informação e fluxo de finanças. O fluxo de produtos inclui o movimento de mercadorias de um fornecedor para um cliente. Também prevê qualquer devolução de clientes ou necessidade de serviço extra.
Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.
Processos logísticos são todas as ações realizadas dentro de uma empresa para controlar e planejar melhor a logística de um produto. Abrange desde a negociação com o fornecedor até a entrega do produto ao seu cliente final, e leva em consideração todo o fluxo de materiais e informações inclusos no processo.
O fluxo de informações caminha juntamente com o de materiais. Este fluxo permeia toda a cadeia produtiva, ele trata da troca de informações antes, durante e após aquisição ou venda de produtos na organização. Elo importante entre o fluxo financeiro e o de material, e ainda entre fornecedor e cliente.
Pois agora confira elementos básicos para estruturar uma cadeia de suprimentos:
O conceito de Cadeia de Suprimentos Pode-se entender a cadeia de suprimentos como uma rede interligada de negócios, que envolve fabricantes, distribuidores, varejistas e consumidores. Ela abrange o armazenamento e também toda a movimentação da matéria-prima, desde o seu ponto de origem até o seu ponto de consumo.
Dia a Dia
Tem como objetivo auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender às exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade.
A logística e a gestão de cadeia de suprimentos têm como objetivo gerenciar todas as tarefas referentes à logística interna e externa de uma organização, além de proporcionar controle e cooperação entre todos os integrantes dessas atividades. São eles: fornecedores, prestadores de serviço e consumidores.
Este fluxo permeia toda a cadeia produtiva, ele trata da troca de informações antes, durante e após aquisição ou venda de produtos na organização. Elo importante entre o fluxo financeiro e o de material, e ainda entre fornecedor e cliente.
Por isso, nesse post vamos explicar o funcionamento do fluxo direto e indireto utilizado pelas empresas para atender suas demandas logísticas. Na logística direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos que se inicia com a matéria-prima até a produção, e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final.
Como converter texto em áudio online?
Como o jiu-jitsu contribuiu para a criação do MMA?
É possível a empresa ter acesso às conversas do WhatsApp?
Como fazer um cabo de VGA para HDMI?
Como o Justin Bieber ficou muito famoso?
Em qual episódio o Kabuto morre?
Como transformar uma imagem do Google em PDF?
Como fazer o jutsu da bola de fogo?
Como disfarçar um banheiro feio?
Como o Jacaré fica debaixo d'água?
Como saber qual usuário está logado na máquina?
Como saber se o coelho vai crescer muito?
O que acontece com Denver e Mônica?
Como transformar o celular em controle de PS2?