10% do que é colhido se perde ainda no campo. 50% durante é desperdiçado no manuseio e transporte. 30% perdido na comercialização e abastecimento. E 10% é jogado fora nos supermercados, restaurantes e em nossas próprias casas.
As causas para tanto desperdício são muitas. Toneladas de alimentos são jogados no lixo em função de sua alta perecibilidade, condições inadequadas de embalagem, manuseio, transporte e armazenamento.
No Brasil, grande parte do desperdício de alimentos acontece durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo.
Ela apontou que o maior desperdício se dá no manuseio e transporte das frutas, legumes e verduras: 50%. As duas pontas da cadeia — produção agrícola e supermercados/consumidores — são responsáveis por 10% cada, enquanto os 30% restantes são desperdiçados em distribuição e comercialização.
Segundo a organização, 54% das perdas ocorrem nas etapas iniciais da produção: o manuseio após a colheita e a armazenagem. Por exemplo, de acordo com a Embrapa, na produção de frutas comuns, como a manga, o desperdício pode chegar a 40%.
43 curiosidades que você vai gostar
Como evitar o desperdício de alimentos em casa?Faça uma lista de compras. Antes de ir ao supermercado ou à feira, elabore uma lista e compre aquilo de que realmente precisa. ... Observe a validade e armazene corretamente. ... Use a criatividade. ... Congele em porções adequadas ao consumo. ... Compre alimentos prontos congelados.
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casaFaça uma lista de compras. ... Verifique a validade dos produtos. ... Aumente a periodicidade das compras. ... Cuidado com promoções. ... Acondicione os alimentos corretamente. ... Congele as sobras. ... Aproveite os alimentos em sua totalidade. ... Não descarte apenas pela aparência.
Degradação de alimentos emite óxido nitroso e metano, gases mais nocivos à camada de ozônio do que o CO2 produzido por veículos. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) calcula que um terço da produção de alimentos é perdido todos os anos.
Aprimorar os roteiros de entrega
Os trajetos percorridos pelos veículos são importantes para minimizar as perdas de alimentos, já que isso torna as viagens mais rápidas, como também diminui as hipóteses de incidentes nas estradas.