Os ossos chatos do crânio e da face, mandíbula e clavícula têm desenvolvimento por ossificação intramembranosa. ......... O processo de ossificação intramembranosa é feito a partir da diferenciação de células mesenquimais em osteoblastos no interior de membranas conjuntivas.
A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.
Os ossos longos aumentam de comprimento graças à existência de cartilagens de conjugação. Trata-se de zonas muito activas, onde apenas existe cartilagem, a partir das quais se vai formando um novo osso. As zonas de transição entre o osso já formado e a cartilagem são denominadas de metáfises.
O crescimento circunferencial ocorre em uma região cartilaginosa, localizada nas extremidades dos ossos longos, denominada condroepífise(1). Essa região inclui a cartilagem articular, a placa epifisária de crescimento, o pericôndrio, a fen-da de Ranvier e o anel pericondral de Lacroix.
Em 1 observamos a zona de repouso; Em 2 nota-se os condrócitos organizados em série; Em 3 enxergamos a zona hipertrófica; Em 4 reparamos a zona calcificada, esta por sua vez é uma “zona de transição”, onde observa-se condrócitos sem núcleo e o inicio de ossificação; E em 5, já distinguimos a zona de ossificação.
Anatomia da clavícula. Em sua anatomia, trata-se de um osso de aparência longa e delgada, que se estende da base do pescoço até a parte superior do ombro. É um osso em formato de “S”, que apresenta dois tipos de curvatura (transversal e longitudinal), de secção levemente triangular. É classificado como um osso longo, entretanto ...
Como dito anteriormente, a clavícula faz parte da estrutura que forma a cintura escapular, ou seja, atua na transmissão de força e movimentos dos braços ao tronco.
São cinco os músculos que se inserem ou originam-se a partir da clavícula, e são: 1 Músculo peitoral maior; 2 Músculo esternocleidomastóideo; 3 Músculo subclávico; 4 Deltóide; 5 Trapézio. More ...
Encontrado na face inferior, próximo da extremidade acromial e imediatamente medial à linha trapezóidea, é o ponto de fixação do ligamento conoide . Onde a clavícula se articula com o acrômio da escápula .
Como tirar o serrilhado da imagem no Photoshop?
Tem como tirar risco do celular?
Como cancelar o seguro do cartão de crédito?
O que é periodicidade de uma revista?
Como saber a nova placa Mercosul?
Como saber o tamanho do anel de segmento?
Tem como colocar aparelho faltando um dente na frente?
Como conseguir a pega correta?
Qual a melhor potência de liquidificador?
Qual foi a política econômica adotada pelo ministro da Fazenda Rui Barbosa?
Como robotizar o WhatsApp grátis?
Quanto custa 1 MW de energia eólica?
Qual a ordem crescente de acidez?
Como fazer germinar broto de lentilha?
Como configurar lista de IPTV no VLC?
Como produzimos energia elétrica através de energia solar?