A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago.
A secretina e o GIP inibem a secreção gástrica ao reduzirem a liberação de gastrina. Controle da secreção de pepsinogêno pelas células principais. A secreção nestas células é estimulada pelo VIP e secretina e pela ação b -adrenérgica. Os dois tipos de receptores elevam a produção celular de cAMP.
A ativação dos receptores CCK2 nas células parietais leva à secreção ácida gástrica, enquanto a ativação desses receptores nas células ECL leva à libe- ração de histamina, sendo o principal mecanismo pelo qual a gastrina estimula a secreção ácida.
A secreção ácida se inicia pela alimentação: pensar, cheirar ou saborear o alimento estimula uma via vagal, estimulando as células G localizadas no terço distal (antro) do estômago. A chegada de proteína ao estômago estimula mais ainda a liberação de gastrina.
A histamina estimula as células parietais por meio de receptores H2. As células parietais secretam ácido, o que causa queda do pH, estimulando células D antrais a liberarem somatostatina, a qual inibe a liberação de gastrina (feedback negativo).
A gastrina circulante causa a liberação de histamina pelas células semelhantes a enterocromafim no corpo gástrico. A histamina estimula as células parietais por meio de receptores H2.
Células parietais ou células oxínticas são células epiteliais do estômago que secretam ácido gástrico e fator intrínseco.
O ácido clorídrico (HCl) secretado pelas células parietais cumpre a função hidrolítica necessária para iniciar a digestão de proteínas e outras moléculas contidas nos alimentos que são ingeridos durante o dia.
A secreção de ácido clorídrico é um processo altamente regulado e alguns autores consideram que essa regulação ocorre em diferentes “estágios” ou “fases” conhecidas como fase cefálica, fase gástrica e fase intestinal.
Qual a Função do Ácido Clorídrico no Estômago? O ácido clorídrico, também chamado de HCl, é um líquido claro e altamente corrosivo. HCl é um dos muitos produtos químicos liberados no estômago quando comemos uma refeição.
Secreção de HCl. O ácido clorídrico é secretado através das células parietais do estômago. No entanto, antes do HCl pode ser segregado e começar a digerir os alimentos, algumas outras coisas devem acontecer. Os péptidos, encontrados principalmente em proteínas, estimulam o processo que leva à secreção de HCl.
Como saber se o celular está ocupado ou desligado?
Para que serve o Alecrim com álcool?
Qual é o custo de vida na Suiça?
Como eliminar celulite rápido?
Quais são os principais princípios do direito empresarial?
Qual voltagem é melhor 127 ou 220?
Qual a importância do princípio da dignidade da pessoa humana?
Onde são usados os números ordinais?
Quem é isento do Imposto de Renda?
Como procurar E-mail por data?
Quanto deve ser o recuo da primeira linha?
O que pode ser feito com o vidro reciclado?