A secreção de ácido clorídrico pelas células parietais, situadas no fundo das glândulas gástricas, é controlada por sinais endócrinos e nervosos. As células ECL, localizadas na submucosa, controlam a secreção de ácido pela liberação de histamina em resposta à estímulos parassimpáticos do nervo vago.
A secretina e o GIP inibem a secreção gástrica ao reduzirem a liberação de gastrina. Controle da secreção de pepsinogêno pelas células principais. A secreção nestas células é estimulada pelo VIP e secretina e pela ação b -adrenérgica. Os dois tipos de receptores elevam a produção celular de cAMP.
A ativação dos receptores CCK2 nas células parietais leva à secreção ácida gástrica, enquanto a ativação desses receptores nas células ECL leva à libe- ração de histamina, sendo o principal mecanismo pelo qual a gastrina estimula a secreção ácida.
A secreção ácida se inicia pela alimentação: pensar, cheirar ou saborear o alimento estimula uma via vagal, estimulando as células G localizadas no terço distal (antro) do estômago. A chegada de proteína ao estômago estimula mais ainda a liberação de gastrina.
A histamina estimula as células parietais por meio de receptores H2. As células parietais secretam ácido, o que causa queda do pH, estimulando células D antrais a liberarem somatostatina, a qual inibe a liberação de gastrina (feedback negativo).
A gastrina circulante causa a liberação de histamina pelas células semelhantes a enterocromafim no corpo gástrico. A histamina estimula as células parietais por meio de receptores H2.
Células parietais ou células oxínticas são células epiteliais do estômago que secretam ácido gástrico e fator intrínseco.
O ácido clorídrico (HCl) secretado pelas células parietais cumpre a função hidrolítica necessária para iniciar a digestão de proteínas e outras moléculas contidas nos alimentos que são ingeridos durante o dia.
A secreção de ácido clorídrico é um processo altamente regulado e alguns autores consideram que essa regulação ocorre em diferentes “estágios” ou “fases” conhecidas como fase cefálica, fase gástrica e fase intestinal.
Qual a Função do Ácido Clorídrico no Estômago? O ácido clorídrico, também chamado de HCl, é um líquido claro e altamente corrosivo. HCl é um dos muitos produtos químicos liberados no estômago quando comemos uma refeição.
Secreção de HCl. O ácido clorídrico é secretado através das células parietais do estômago. No entanto, antes do HCl pode ser segregado e começar a digerir os alimentos, algumas outras coisas devem acontecer. Os péptidos, encontrados principalmente em proteínas, estimulam o processo que leva à secreção de HCl.
Como funciona o aviso prévio no acordo mútuo?
Como funciona o prazo do aviso prévio de acordo com a Lei 12.506 2011?
Como saber quantos dias tenho que trabalhar no aviso prévio?
Como receber os 55 reais da Merenda escolar?
Quem tem direito ao programa Mais infância?
Quem faz cinema e audiovisual trabalha em quê?
Como usar o Dating do Facebook no PC?
Qual o valor do auxílio funeral do cartão de todos?
Como usar o HDMI no seu celular?
Quais são as características e como funciona o aparelho locomotor sistema nervoso?
Quanto ganha um Recém-formado em ADS?
Como usar o Google Finance no Excel?
Como utilizar Goal Seek in Excel?