Restauração Ecológica é o processo de assistir a recuperação de um ecossistema que foi degradado, perturbado ou destruído. ... Um ecossistema foi recuperado – e restaurado – quando conte recursos bióticos suficiente para continuar seu desenvolvimento sem mais assistência ou subsídio.
A restauração ecológica é importante para remediar a degradação dos ecossistemas, recuperar espécies ameaçadas e garantir serviços ecossistêmicos. Entre esses serviços estão sendo uma fonte de água, energia, oxigênio, sumidouro de carbono, recreação e turismo.
A restauração de ecossistemas é vital para reduzir ou reverter os impactos causados pelo ser humano ao meio ambiente, já que pode gerar diversos benefícios como mitigação das mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos e melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Prevê como metodologias: i) a condução da regeneração natural de espécies nativas; ii) o plantio de espécies nativas (mudas, sementes, estacas); iii) o plantio de espécies nativas conjugado com a condução da regeneração natural de espécies nativas.
(Odum, 1977). O que é um Ecossistema Degradado? capacidade de recuperação natural após distúrbios, ou seja, perde sua resiliência.
A recuperação de áreas degradadas é de suma importância para reverter as consequências de ações relacionadas à mineração, desmatamento de florestas, disposição de resíduos e tantas outras que prejudicam os ambientes ao seu redor.
A restauração da vegetação nativa é de grande importância ambiental, social e econômica para o país. Ela irá contribuir para a recuperação da biodiversidade e do solo, geração e manutenção de recursos hídricos e redução e absorção de emissões de carbono.
Mas todas as formas de degradação dos ecossistemas têm um traço em comum: quando as pessoas ferem os ecossistemas, também atingem as economias, a biodiversidade e o clima. ... Restaurar ecossistemas degradados não apenas é possível como faz sentido em termos econômicos.
Para auxiliar nesta situação, existem diversas metodologias de recuperação de ecossistemas degradados, como proteção, limpeza seletiva, plantio de espécies florestais, poleiros, entre outros.
Particularmente estes dois materiais técnicos estão direcionados a guiar e orientar a maior parte dos investimentos em restauração ecológica e aumenta as perspectivas de maximização dos benefícios para a sociedade, que podem e devem ser obtidos com a restauração, incluindo a persistência da biodiversidade nas paisagens tropicais fragmentadas.
As intervenções aplicadas em processos de restaurações ecológicas variam muito de projeto para projeto, tanto na extensão da intervenção quanto na duração da mesma. As perturbações pelo qual passou o ecossistema a ser restaurado, assim como as condições que propiciaram a formação inicial do mesmo são sempre pontos chaves nesse processo.
O ecossistema restaurado consiste de espécies nativas na sua maior parte, sendo que o conjunto de espécies é característico da estrutura de uma comunidade que foi referência; A estabilidade continuada do ecossistema restaurado é garantida por populações reprodutivas, sustentadas pelo ambiente físico restaurado;
Todavia, um ecossistema que foi restaurado não irá recuperar necessariamente o seu estado inicial por completo, uma vez que seu desenvolvimento natural pode ter tomado uma trajetória diferente devido às ações sofridas.
Onde guardar o pão na cozinha?
O quê crise de ansiedade pode causar?
Como fazer para mostrar a maestria no LoL?
Quais são as condições de vida da população brasileira?
Quando usar o corta corrente da moto?
O que fazer quando o Ctrl-c Ctrl-v não funciona?
Para que serve o suco de cupuaçu?
Como habilitar a virtualização na BIOS AMD?
Como ganhar cupom de desconto no Submarino?
Como funciona o vale desconto?
Como autorizar celular no BRB?
Como engatar reboque no GTA 5 Xbox 360?
Como instalar uma antena em uma TV com conversor digital?
Como habilitar a virtualização de hardware no Windows 10?