Regeneração em biologia é a recomposição das partes de um indivíduo perdidas durante o processo de reprodução assexuada, no qual parte(s) de um indivíduo da(ão) origem a outro(s) indivíduo(s). ... Ocorre comumente em vegetais, algas, entre outros.
Equinodermos e platelmintos são grupos de animais que apresentam essa capacidade. A estrela-do-mar, por exemplo, quando danificada, pode regenerar-se, e a parte perdida origina um novo ser.
Na regeneração, como o próprio nome já diz, se um ou mais pedaços do progenitor forem desmembrados, ele será capaz de se crescer e se desenvolver até se tornar um ser completo.
Se partirmos/fragmentarmos uma planária em vários bocados, cada um desses bocados é capaz de regenerar o animal inteiro, independentemente do tamanho ou forma desse mesmo fragmento. Isto é, se cortarmos uma planária ao meio, obtêm-se duas, caso seja dividido em três, resultam três planárias e assim sucessivamente.
As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.
Alguns animais são muito conhecidos pela capacidade de regeneração de seus tecidos, órgãos ou mesmo sistemas. As planárias, os axolotes (salamandra-mexicana) e a estrela-do-mar são exemplos. A regeneração das caudas das lagartixas constitui também exemplo de regeneração, nesse caso, de um órgão completo.
A reprodução permite que os seres vivos dêem origem aos seus próprios descendentes, ou seja, a novos seres vivos. A reprodução pode ser sexuada ou assexuada. - Na reprodução assexuada formam-se descendentes idênticos entre si e ao ser vivo ancestral. Ocorre em micro-organismos e em algumas plantas e animais.
Resposta: Anfíbios. No caso dos anfíbios, a salamandra e o tritão são os animais mais populares quando se pensa em regeneração, pois são capazes de regenerar um membro perdido por completo.
Estrutura corporal dos platelmintos: Planárias. ... As planárias possuem uma capacidade incrível de regeneração, pois suas células mesenquimatosas são totipotentes, ou seja, capazes de multiplicarem-se e diferenciarem-se nos vários tipos de células corporais.
Na regeneração, como o próprio nome já diz, se um ou mais pedaços do progenitor forem desmembrados, ele será capaz de se crescer e se desenvolver até se tornar um ser completo. Palavras-chave: regeneração, platelmintos, reprodução assexuada.
A regeneração fisiológica assegura a renovação de partes do corpo que se gastam continuamente, como, por exemplo, as camadas mais externas da pele, sujeitas a constante atrito, ou ainda de outras que regularmente são substituídas, como o pelo, nos mamíferos.
O processo de regeneração nesse caso, gera, então um novo animal, completo, de modo que se possa concluir que suas células apresentam uma alta capacidade regenerativa. Isso também é demonstrado quando se corta o animal em vários pedaços, pois cada um deles origina um novo animal depois de um tempo.
O processo regenerativo, nos animais que o apresentam ocorre a partir da evolução do blastema (semelhante aos platelmintos, o blastema é o nome dado ao conjunto de células-tronco do animal) que vai se proliferando e evoluindo ao longo do corpo, regenerando a parte perdida.
Quais as praias mais frequentadas do Brasil?
Quais as vantagens de abrir uma conta poupança no Bradesco?
Com quantos anos jesus morreu?
Como calcular quantidade de btu por metro quadrado?
O que caracteriza um sistema distribuído?
Qual foi o primeiro trabalho de Gutenberg?
Qual a data de nascimento de Lady Gaga?
Quanto tempo tomar sol nas mamas?
Qual foi a causa da morte de Freud?
Como são chamados os golpes válidos no kendo?
O que é um fármaco agonista total?
Qual a maior palavra da língua portuguesa encontrada no dicionário?
Quais vídeo games rodam Fortnite?