Para controlar o peso a longo prazo, o organismo produz dois hormônios que permitem avaliar os níveis dos depósitos de gordura e ajustar o apetite e a energia que deve ser gasta em função deles: a insulina e a lepitina. O papel da ação cerebral da insulina no controle do peso foi descrito há quase 30 anos.
Lowe e Butryn (17) definiram “fome hedónica” como a motivação criada pela exposição e consumo repetido de alimentos de elevada palatibilidade, sugerindo que o prazer obtido com a ingestão desse tipo de alimentos, poderá sobrepor-se aos sinais homeostáticos, promovendo o aumento do peso.
Entre os determinantes fisiológicos do controle do peso e do apetite, estão fatores neuronais, endócrinos, adipocitários e intestinais. A leptina e a insulina são hormônios secretados em proporção à massa adiposa e atuam perifericamente, estimulando o catabolismo.
Em situações normais, quando o corpo possui muitas células de gordura, ocorre um aumento da produção de leptina, que envia ao cérebro a mensagem de que é preciso diminuir a ingestão de alimentos, de forma a controlar o peso.
O hipotálamo mantem a homeostase da energia regulando a ingestão de alimentos homeostática. Os neurônios hypothalamic específicos detectam sinais nutritivos e hormonais do sangue. Relatou-se que o hipotálamo aumenta o apetite detectando a baixa disponibilidade da glicose, e o diminui sob a saciedade da glicose.
Quando o alimento passa do estômago para o intestino, um outro sinal de saciedade é produzido, dessa vez, químico: o intestino libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega intestino.
A adaptação hedónica (hedonic treadmill, hedonic adaptation) é a tendência observada nos humanos para regressar rapidamente a um nível relativamente estável de felicidade apesar da ocorrência de importantes acontecimentos positivos ou negativos ou de mudanças de vida.
Se uma atividade e disponibilidade dopaminérgica diminuída promove a ingestão alimentar, então o aumento da DA cerebral deveria produzir o efeito contrário, ou seja, inibir a ingestão.
Quando o alimento passa do estômago para o intestino, um outro sinal de saciedade é produzido, dessa vez, químico: o intestino libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega intestino.
O hipotálamo, centro regulador da fome e da saciedade,estimula e libera substâncias de caráter anorexígeno e orexígeno, α-MSH, CART eCRH; NPY e AgRP, respectivamente, em determinadas situações fisiológicas.
A concentração dos hormônios peptídeos nos grânulos secretores é tão alta que o conteúdo da vesícula é praticamente cristalino; quando o conteúdo é liberado por exocitose, uma grande quantidade do hormônio é liberado rapidamente.
Existem quatro grupos químicos de hormônios: peptídeos, esteróides, aminas e eicosanóides. Cada grupo tem diferentes características quanto a sua forma de síntese, armazenagem, meia-vida, forma de transporte no sangue e mecanismo de ação. Os hormônios peptídicos, as aminas
A regulação da secreção de diversos hormônios é feita por um mecanismo conhecido como feed-back negativo. A expressão inglesa feed-back (traduzida como “retroalimentação”) é usada para indicar a regulação de uma glândula pelo seu próprio produto final.
Mecanismos de ação hormonal . Todos os hormônios atuam através de receptores específicos, presentes unicamente nas células-alvo. Todos os receptores são proteínas, as quais se unem ao hormônio correspondente com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam
Como é o ano letivo nos Estados Unidos?
Como importar um projeto do Git para o Android Studio?
Como ver a audiência dos programas de TV?
Como se mede a audiência de um programa de TV?
Como sabemos tanto sobre os dinossauros se eles desaparecem da Terra há milhões de anos?
Como se calcula a atomicidade?
Como identificar uma solução ácida por indicadores?
Como proteger placas de circuito impresso?
Como se mede a audiência de rádio?
O que é bom para amigdalite bacteriana?
Como tratar água da máquina de lavar roupa?
Como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho?
Como importar arquivo para o Layout?
Como tratar água de piscina inflável?