Comum em regimes autoritários que não permitem aos cidadãos exercerem sua crença. Um exemplo histórico é o dos judeus no Estado nazista alemão, durante a Segunda Guerra Mundial. A perseguição também pode vir de grupos civis, não-estatais. No Brasil, por exemplo, prega-se oficialmente a liberdade religiosa.
O fenômeno religioso denominado aqui migração religiosa refere-se ao abandono de uma primeira alternativa religiosa por outra por parte de seus adeptos em busca de melhoras nas suas vidas.
O imaginário religioso, em nosso entender, integra projetos religiosos de instituições que, de forma imperativa, acionam o vetor de imagens- representações na mente de sujeitos que as internalizam.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
146). O refugiado religioso é aquele que, por motivo religioso, procura abrigo em país estranho: ele busca proteção, amparo, em lugar seguro.
O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, Região ou até de domicílio. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade.
O fundamentalista acredita nos seus dogmas como verdade absoluta, indiscutível, não colocando de parte, contudo, a premissa do diálogo. Fundamentalismo "é um movimento que objectiva voltar ao que são considerados princípios fundamentais, ou vigentes na fundação do determinado grupo".
A maioria dos migrantes do mundo e também do Brasil desloca-se em busca de melhores condições de vida. Assim, a principal causa da migração no mundo atualmente é de origem econômica.
São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.
De acordo com o direito internacional, qualquer pessoa com fundado temor de ser perseguida com base em sua raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em um determinado grupo social deve ser protegida como refugiada.
Migração religiosa nada mais é quando a pessoa, família ou comunidades inteiras migram para outra localidade por estarem sofrendo perseguição religiosa. Há várias situações de grupos migrarem para outra localidade. A religião como motivo de migração é uma das grandes causas, como veremos a partir de agora em vários exemplos.
A vinda de jesuítas ao Brasil para a catequização da população indígena pode ser encarada como um exemplo desse tipo de migração. As cruzadas, ocorridas entre os anos de 10, também poderiam se encaixar nesse caso.
Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país, ... em que o migrante reside apenas por um período pré-determinado no lugar para o qual migrou, como é o caso dos boias-frias.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros. O principal motivo para esses fluxos migratórios internacionais é
Pode fazer cardio antes da musculação?
Como é a profissão de desenhista?
O que é agropecuária de exemplos?
Quando cabe juízo de retratação CPC 2015?
Qual o valor do Igp-m acumulado em 2021?
Quantas medalhas o Brasil ganhou na ginástica rítmica nas Olimpíadas?
Quais são os principais indicadores de marketing?
Qual foi o desfecho da Guerra dos Mascates?
Qual a diferença entre microblading e Shadow?
Qual especialização em pedagogia ganha mais?
Quais os direitos do sócio administrador?
Quando foi que surgiram as primeiras aldeias e cidades?
O que levar no dia da perícia médica do INSS?