Inervação O abundante suprimento nervoso acompanha a distribuição dos vasos sanguíneos. Nervos com fibras sensitivas provenientes dos nervo TRIGÊMEO e ramos simpáticos do GANGLIO CERVICAL SUPERIOR. Os feixes nervosos que entram pelo forame apical direcionam-se a porção coronária.
Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura. A íntima relação entre estes dois tecidos permite denominá-los de complexo dentina-polpa ou dentino-pulpar.
Anatomicamente a polpa está dividida em polpa coronária e polpa radicular, correspondendo à coroa e à raiz anatômicas. A polpa dental, geralmente permanece sã durante a vida, a menos que o suprimento sangüíneo apical seja interrompido por excessiva força ortodôntica ou trauma agudo.
Quando a polpa é sujeita a injuria ou irritações mecânicas, térmicas, químicas ou bacterianas, desencadeia uma reação efetiva de defesa. Essa reação defensiva é caracterizada pela formação de dentina reparadora, se a irritação é ligeira, ou por uma reação inflamatória se a irritação é mais severa.
A polpa dentária é constituída de tecido conjuntivo frouxo, semelhante a de outras partes do organismo. Os odontoblastos, células presentes na superfície pulpar, são responsáveis pela formação da dentina e também fazem parte da sua estrutura.
Tanto a dentina quanto a polpa são formados a partir da diferenciação das células ectomesenquimais da papila dentária. Os odontoblastos secretam matriz orgânica da dentina, que é formada por fibrilas colágenas do tipo 1 e substância fundamental, que posteriormente se mineraliza.
Possui prolongamento de odontoblasto. → Composição da dentina: 70% mineral; 18% material orgânico; 12% água. Camada granulosa de Thomes: número de ramificações na extremidade distal de odontoblastos radiculares, na região externa.
Camadas Topográficas da Polpa
Dessa forma, a inervação dos dentes envolve um processo importantíssimo que deve ser conhecido pelos cirurgiões-dentistas, principalmente quando falamos de casos de anestesia local.
Esse processo de penetração de substâncias através da dentina é um processo passivo e é determinado, em grande parte, pela estrutura própria da dentina. Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior.
Existem também a irrigação dos dentes e a inervação da boca, que são outros procedimentos parecidos, porém com características diferentes dos outros. Esse é conhecido como um meio de inervação maxilar. Esse nervo carrega fibras sensitivas para os dentes. Sua principal característica é cursar o seio cavernoso pela lateral.
Observa-se que muitas vezes o paciente pode permanecer com hipersensibilidade dentinária por muito tempo sem que se desenvolva qualquer inflamação pulpar. Acredita-se que o movimento de fluidos pode ocorrer nessas condições e, de fato, é a premissa básica da teoria hidrodinâmica da algia dentinária.
Quantas sílabas tem a palavra tênue?
Qual o encontro Vocalico da palavra aula?
Como tratar sarna de cachorro caseiro?
Como criar outro usuário no Xiaomi?
Como se separa a sílaba plantas?
Que nunca percamos a esperança de dias melhores?
Qual é o processo de formação da palavra aproximadamente?
Como ter força de vontade e determinação?
Como cuidar de uma queimadura de terceiro grau?
Qual flor que floresce o ano todo?
O que passar na queimadura de segundo grau?
Como ser forte quando tudo dá errado?
Como acabar com fungo no pé de laranja?
Como colocar fontes diferentes no whatsapp?
Como saber se o seu marido te ama?