O desenvolvimento da podridão mole bacteriana é favorecido por condições frescas e úmidas, incluindo o clima nebuloso. Os sintomas geralmente aparecem logo após períodos de chuvas. ² A condensação de água nas folhas durante a formação de orvalho também cria as condições necessárias para a infecção.
A bactéria Erwinia carotovora é o agente causal da "podridão da cabeça" e do "talo oco" dos brócolis, além da "podridão mole" de diversas outras brassicáceas e solanáceas.
Entre as principais doenças da couve-flor, podemos citar a podridão negra, a hérnia das crucíferas, o míldio, a podridão esclerotinia e a murcha de verticillium.
O controle da podridão negra é feito por práticas de manejo, que incluem rotação de culturas, remoção de resíduos de brássicas, eliminação de plantas daninhas, tratamento de sementes, emprego de sementes livres de Xcc e uso de cultivares resistentes.
SINTOMAS NECRÓTICOS: São os sintomas que antecedem a morte ou a morte propriamente dita dos tecidos. - Plesionecrótico - Amarelecimento, Anasarca ou Encharcamento, Murcha.
Como a disseminação da bactéria é favorecida pela umidade, evite fazer a capação e o desbrote em dias nublados, úmidos ou chuvosos. Durante a capação evite tocar o solo ou remover a liga das mãos com o mesmo. O clima chuvoso favorece o aparecimento da doença.
- Destruir as plantas muito atacadas, queimando-as, de preferência. - Queimar também todo o substrato retirado dos vasos. Dithane e produto à base de cloro. - Nas plantas maiores, parcialmente atacadas, pode-se tentar fazer mudas, desde que se tenha condições de cortar pedaços das plantas além dos tecidos atacados.
É possível que esse problema seja causado pela presença de pulgões, que pode ser constatada examinando as folhas com atenção. ... Procure plantar as couves de folhas, de preferência, no início do outono-inverno, pois as baixas temperaturas são desfavoráveis à presença de pulgões e lagartas.
Prevenção, controle e manejo Evitar plantios sucessivos na mesma área ou em locais onde foram cultivados outros hospedeiros de Verticillium. Fazer rotação de culturas com plantas não hospedeiras do fungo por quatro anos. Tratamento do solo por solarização ou outro método que erradique o patógeno do solo.
Podridão- Este sintoma aparece quando o tecido necrosado encontra-se em fase adiantada de desintegração. Dependendo do aspecto da podridão, pode-se especificar o sintoma: podridão mole, podridão dura, podridão negra, podridão branca, etc. Exemplificado no Link(Podridão Parda do Cacaueiro).
A remoção do fibroma mole é feita no próprio consultório dermatológico através de diversas técnicas de acordo com as características e localização do fibroma.
Na maioria das vezes, o fibroma mole não representa qualquer risco para a pessoa, não causa sintomas e é benigno, não sendo necessário qualquer tipo de procedimento específico. No entanto, muitas pessoas se queixam do fibroma devido à estética, indo ao dermatologista para remoção.
Como são obtidos os nutrientes?
Quais são os peixes osteíctes?
Como é a prova para entrar no Banco Bradesco?
Como descobrir se sou introvertido?
Como saber se sou intolerante à algo?
Qual é a diferença entre ecto e endomorfo?
Como saber se a pessoa está infeliz?
Como saber se tenho descendência francesa?
Como encontrar um anjo na Terra?
Como saber se sou um bom escritor?
O que é uma pessoa de exatas e humanas?
Quão formosos são os pés daqueles que anunciam o Evangelho?
Como saber que um sistema está em equilíbrio?