A formação das diferentes células, além das variações de pressão, decorre do fato de a incidência dos raios solares não ser homogênea. Próximo à Linha do Equador, o calor do sol é mais forte e, à medida que se aproxima dos polos, essa intensidade vai diminuindo.
atmosfera
A atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra. O ar, por sua vez, é uma mistura de gases, constituída de 78% de gás nitrogênio, 21 % de gás de oxigênio, 0,03 de gás carbônico e o restante de outros gases.
A circulação geral de larga escala do ar na troposfera é originada por o aquecimento desigual da superfície do solo. As diferenças de temperatura dos pólos e do equador, da terra e do mar vão originar movimentos do ar que são muito importantes no tempo meteorológico.
Temos, assim, a formação das células atmosféricas, que se dividem em três: a célula Tropical, a célula de Ferrel e a célula Polar. Observe o esquema abaixo:
A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão. As regiões que se localizam mais próximas da Linha do Equador recebem mais radiação solar e, consequentemente, tornam-se mais aquecidas.
A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar.
Como verificar o ângulo poplíteo?
Como calcular um corrimão de escada?
Como se mede uma propriedade rural?
Como medir voltagem de chuveiro?
Como ir para o Aquário de metrô?
Qual é melhor resina ou porcelana?
Como medir um terreno com o celular?
Como saber se o bebê está na posição transversal?
Como medir um circuito integrado com multímetro?
Como saber se o desfibrilador e bifásico ou Monofasico?
Qual a resistência do cabo de vela NGK?
Como calcular o valor de venda de um terreno?
Quantos ml é uma xícara de chá?
Quantas xícaras tem um copo americano?