Para um monopolista, o preço excede o custo marginal. O lucro é igual à receita total menos o custo total. O monopolista receberá lucro econômico sempre que o preço for maior que o custo total médio. Em contraste com uma firma competitiva, o monopólio determina um preço acima do custo marginal.
Enquanto no monopólio não existe concorrência, o oligopólio é caracterizado por um conjunto de empresas que domina determinado setor da economia ou produto colocado no mercado. Em geral impõem preços abusivos e elimina a possibilidade de concorrência, através da aquisição de pequenas empresas.
Genericamente, o excedente do produtor corresponde ao montante (em unidades monetárias) de que este beneficia por produzir as quantidades que lhe proporcionam a maximização do seu lucro.
O termo “monopólio” é uma palavra derivada do grego monos, que significa “um”, e polein que significa “vender”. Nesse tipo de estrutura, uma única empresa tem o controle sobre a venda de um determinado produto ou serviço, podendo, assim, definir os preços que desejar, uma vez que não existe concorrência.
Quanto maior o número de firmas no modelo de Cournot, mais próximo do custo marginal será o preço de equilíbrio. No modelo de Bertrand, o preço resultante é menor e a quantidade produzida maior que em Cournot.
As principais características do monopólio são: uma única empresa é responsável pela oferta; existem barreiras para a entrada de concorrentes; os consumidores são informados sobre as características do produto e preço; não existem substitutos próximos.
Sem a regulação de mercado, o monopólio permite que a empresa sozinha determine o preço do bem. Em casos em que a regulação é feita pelo governo, medidas de contenção são criadas para a regulação de preços e, mesmo, da oferta.
Superior ao custo marginal e superior ao preço cobrado em concorrência perfeita. A fonte básica de monopólio é a presença de barreiras de entrada, de onde se destacam: Economias de escala: Empresas novas tendem a entrar em mercados a níveis de produção menores do que empresas estabelecidas.
Tal como no caso da concorrência perfeita, os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam das condições de monopólio puro.
Como plantar grama com terra vermelha?
Como prender tapete indiano na parede?
Como plantar espada-de-São-Jorge na terra?
Porque meu cachorro me persegue?
Precisa prensar a fumaça da maconha?
Como se faz uma leitura crítica?
Como o bungee jump chegou ao Brasil?
Como se faz pururuca de pele de porco?
Como preparar a pele antes do design?
Como usar Calendário do iPhone como agenda?
Como deixar o cabelo com aspecto bagunçado?
Qual a função do catalisador da tinta?
Como usar o cartão virtual do Caixa Tem?
Qual a proporção de cimento e areia para contrapiso?
Como adubar a terra para plantar tomate?