De acordo com os estudos de Quadros (1997) a aquisição da linguagem de sinais na criança surda acontece em quatro estágios: o período pré-linguístico, estágio de uma palavra, estágio das primeiras combinações e estágio das múltiplas palavras.
A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.
Inicia por volta dos 12 meses da criança surda e vai até por volta dos 2 anos. ... Com menos de 1 ano, usam a apontação assim como uma criança que adquire a língua oral, e este processo desaparece quando inicia o estágio de um sinal.
O surgimento da Língua Brasileira de Sinais proporcionou aos surdos uma oportunidade educacional e através do intérprete possibilitou uma melhor comunicação entre surdos e não surdos.
O reconhecimento do status linguístico das línguas de sinais é recente. A UNESCO, em 1984, declarou que “a língua de sinais deveria ser reconhecida como um sistema linguístico legítimo” e a Federação Mundial do Surdo, em 1987, adotou sua primeira Resolução sobre Língua de Sinais, rompendo com uma tradição oralista.
35 curiosidades que você vai gostar
Atualmente o surdo tem conquistado o seu espaço, mas ainda existem limitações impostas, a exclusão ainda ocorre em um grau bastante elevado, os surdos são ainda considerados muitas vezes como limitados, como fracassados.
Lei nº 10.436 – Como Surgiu? A lei nº 10.436 – Lei de Libras, embora tenha sido publicada em 2002, começou a ser desenvolvida no ano de 1993, por meio de um projeto de lei. Nesse projeto, o grande intuito era conceder para a Língua Brasileira de Sinais o reconhecimento como língua oficial no Brasil.
Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos? Por ser universal, assim, unifica as culturas e cria um certo status em relação aos ouvintes.
Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.
Quanto tempo alguém consegue prestar atenção?
Como aumentar a energia rapidamente?
Qual é a diferença de definição e descrição?
Como é gerada a radiação beta?
Como desenhar um triângulo passo a passo?
Quando a criança é muito apegada à mãe?
Qual keraton usar para tirar o alaranjado?
Qual a melhor fase da lua para pescar tilápia?
Qual a diferença de CTe e nota fiscal?
Qual a importância de se conhecer as normas acadêmicas para trabalhos científicos?
Como clarear a pele da virilha com bicarbonato?
Quanto tempo demora a barba a crescer?
Quanto tempo vive um espermatozoide dentro da água?
O que é um médico oncologista?
Porque ciganos não gostam de sapo?