Os ácidos nucleicos são as moléculas responsáveis pela hereditariedade. Os seres vivos apresentam dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA).
Os genes são a unidade fundamental da hereditariedade e são constituídos por um segmento de uma molécula de DNA que contém informações sobre nossas características. Quando estudamos Genética, vemos frequentemente a expressão genes para designar estruturas responsáveis pelas nossas características herdadas.
Hereditariedade é o fenômeno biológico de transmissão das características, feita de pais para filhos. Isso só é possível porque os genes são estruturas que portam essas informações e estão presentes nos gametas. Assim, durante a fecundação, a metade das características de cada parental será transmitida para os filhos.
A maioria dos genes está contida nos cromossomos. O cromossomo é constituído por uma longa cadeia de DNA envolvido em torno de uma proteína especial denominada histona. A maioria dos cromossomos contêm vários genes diferentes.
Gene, em biologia, é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma sequência específica e ordenada de ácidos nucleicos (ADN e ARN) que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de ARN).
38 curiosidades que você vai gostar
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
O que é Hereditariedade:
Hereditariedade consiste no conjunto de processos relativos a transmissão das características genéticas entre os indivíduos, ou seja, aspectos físicos e psíquicos que são transmitidos dos ascendentes (pais) aos seus descendentes (filhos).
Hereditariedade específica: transmissão de fatores genéticos que originam características em comum em determinados grupos. A espécie humana, por exemplo, apresenta atributos físicos e estruturais comuns a todos.
Existem dois tipos de hereditariedade: específica e individual. A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie.
Quais são os requisitos para o contrato de trabalho?
O que define a Bacia Sedimentar do Araripe?
Qual a cidade do interior mais próxima de São Paulo?
Como posso usar a Pedra Pirita?
O que se faz numa consulta de Gastro?
O que aconteceu com Helena após a Guerra de Tróia?
Quanto tempo a pomada tinidazol faz efeito?
Qual a função da cidade turística?
Como funciona o mercado de opções?
Como fechar orelha alargada sem cirurgia?
Como usar o assistente Motorola?
Qual produtos mais contrabandeados no Brasil?
O que são os setores da economia?
Quantos fios de cabelo a gente perde por dia?
O que nacionalidade e naturalidade?