Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em glândulas situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago.
A digestão dos lipídios da dieta e seus metabólitos se inicia na boca, com a salivação e a mastigação. A lipase lingual liberada pelas glândulas serosas da língua, junto com a saliva, inicia a hidrólise dos ácidos graxos (AGs) dos triacilgliceróis (TGs). ... A etapa mais importante da digestão ocorre no intestino delgado.
A digestão dos lipídios ocorre com o auxílio de enzimas e de emulsificantes, que permitem uma maior área para a ação da enzima lipase pancreática. Grande parte deste processo ocorre no duodeno, jejuno e íleo (FREEMAN, 1985).
A absorção é o processo pelo qual os nutrientes, resultantes da simplificação molecular dos alimentos durante a digestão, passam para o meio interno, através das paredes do sistema digestivo. ... No entanto, nesta zona do intestino, os nutrientes absorvidos em maior quantidade são a água e os sais minerais.
A digestão das gorduras ocorre quase totalmente no intestino delgado, porém, a ação preparatória ocorre nas paredes anteriores do trato gastrointestinal.
Os lipídios continuam para o estômago, onde a digestão química continua através da lipase gástrica e a digestão mecânica se inicia ( peristaltismo ). A maioria da digestão e absorção dos lipídios, no entanto, ocorre quando atingem o intestino delgado.
Os processos digestivos dos nutrientes orgânicos são efetuados por enzimas luminais e da borda em escova dos enterócitos do delgado, A digestão de macronutrientes orgânicos (carboidratos, proteínas e lipídios) é efetuada pelas enzimas do sistema gastrintestinal (SGI) ou sistema digestório (SD).
A absorção de gorduras ocorre sobretudo na seção intermediária do intestino delgado, chamada de jejum. Graças às dimensões reduzidas e à ação de solubilização dos sais biliares, as micelas são solúveis no meio aquoso.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Lembre-se que, ao contrário dos lipídios, todos os outros produtos de absorção intestinal (carboidratos, aminoácidos, água, sais minerais e vitaminas solúveis em água) entram diretamente nos capilares sanguíneos por difusão simples e facilitada ou por transporte ativo.
Na porção final (íleo) ocorre a absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo. Nessa região, grande parte da água existente no bolo alimentar também é absorvida.
Quando a guarda é da mãe Quais os direitos do pai?
Como funciona o motor do Snowpiercer?
É permitido usar lâmpada super branca?
Qual a diferença de arame zincado e galvanizado?
O que cobre o plano hospitalar?
O que fazer em Porto Alegre casal?
O que significa refutação refutar?
Como emitir declaração de bens e rendas?
Quais são os 6 processos de gestão?
Qual a importância de estruturar bem seu documento?
Como fazer o coração bombear mais sangue?
Qual é a região mais seca do mundo?
Como cuidar da arruda para não morrer?
Quantos quilos de fezes uma pessoa faz em sua vida?