Os múltiplos são encontrados após a multiplicação por números inteiros, e os divisores são números divisíveis por um certo número.
Para verificar se um número é múltiplo de outro, basta encontrar um número inteiro de modo que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número. Exemplos: a) 35 é múltiplo de 7, pois 35 é igual a 7 multiplicado pelo número inteiro 5. b) 63 é múltiplo de 21, pois 63 é igual a 21 multiplicado pelo número inteiro 3.
Os múltiplos de um número são os números obtidos pela multiplicação desse número por um fator, que pode ser todos os números inteiros e o mínimo múltiplo comum MMC é o menor múltiplo, diferente de zero, entre dois ou mais números. Então para resolver o problema basta encontrar o MMC.
Divisores de um número Sejam a e b dois números inteiros conhecidos, vamos dizer que b é divisor de a se o número b for múltiplo de a, ou seja, a divisão entre b e a é exata (deve deixar resto 0). Veja alguns exemplos: → 22 é múltiplo de 2, então, 2 é divisor de 22. → 63 é múltiplo de 3, logo, 3 é divisor de 63.
Quando dividimos um número por outro e sobra um resto de zero unidades, dizemos que ele é o divisor do número dividido.
Vejamos então algumas regras para determinar a divisibilidade de um número por 2, 3, 5 e 7. Todo número par (terminado em 0, 2, 4, 6, 8) é divisível por 2. Todo número cuja soma de seus algarismos for divisível por 3.
M(8) = {0, 8, 16, 24, 32, 40, 48, 56, 64, 72, 80, 8 x k, ...} Os múltiplos dos exemplos acima foram obtidos realizando a multiplicação com um número qualquer.
Os múltiplos de um número são todos os resultados possíveis da multiplicação desse número por todos e por cada um dos números naturais. ... Como você pode imaginar, o conjunto dos múltiplos de um determinado número (com exceção do zero) é infinito, porque existem infinitos naturais para multiplicar.
Os múltiplos de um número são obtidos multiplicando o número por um fator. Este fator, por sua vez, é também divisor do múltiplo encontrado. Quando um número é múltiplo de outro é o mesmo que dizer que o primeiro é divisível pelo último.
Compreender o conceito de múltiplo e divisor de um número inteiro é muito importante para resolver grande parte dos cálculos matemáticos. Esses conceitos são válidos tanto para os números naturais quanto para os números inteiros, visto que os números naturais estão contidos nos números inteiros:
A palavra múltiplo está relacionada a multiplicação. Desse modo, temos que: Para obter os múltiplos de um número basta multiplicar esse número pela sucessão dos números naturais: = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, …}. Por exemplo, para obter os múltiplos de 2 fazemos:
Observe que alguns números só possuem dois divisores: 1 e o próprio número. Esses números são chamados de números primos. São exemplos de números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17 e 19. Para ajudar a reconhecer se um número é divisor de outro existem os critérios de divisibilidade. Conheça alguns a seguir.
Fatorizar um número é encontrar uma forma de escrevê-lo como multiplicação. Observamos então que os fatores são os divisores do número. Mas isto só tem sentido para números compostos, porque para números primos a descomposição é trivial. Por exemplo, as únicas fatorações possíveis de
Por que tem gente que não sente cócegas?
Como melhorar a qualidade de uma imagem no Word?
Como multiplicar um número decimal com uma fração?
Como diminuir a resolução de uma imagem em JPG?
Como multiplicar raízes de expoentes diferentes?
Como melhorar a qualidade de uma imagem baixada?
Como não deixar alguém suga sua energia?
Como tirar uma nota alta em linguagens?
Qual dedo apertar para parar Soluco?
Como melhorar qualidade de som do headset?
Como melhorar a qualidade de imagem do seu monitor?
Como melhorar qualidade de áudio do WhatsApp?
Como melhorar a qualidade de atendimento de um call center?
Como melhorar a imagem da Netflix na TV Philco?
Qual a maneira mais fácil de fazer pestana no violão?
Como a qualidade de vida na terceira idade pode ser definida?
Como escolher a hipótese nula?
Como melhorar a resolução de uma imagem no Inkscape?