Existem diversos outros serviços online que também podem lhe ajudar a obter informações sobre seus antepassados. Entre eles, o Antenati (em italiano), o Geneanet e o Genoom.
Basta explorar, por exemplo, o seu sobrenome. Ele já pode ser um excelente indicativo de que você é descendente de italiano. Uma ferramenta que pode ser bastante útil nessa identificação é o Cognomix. No campo “Cognome”, insira o seu nome de família para descobrir de que região do país é que ele vem.
Outra boa dica para tirar a dúvida sobre “como saber se sou descendente de italiano” é montar a sua árvore genealógica. Além de ajudar a saber quem são seus ascendentes, poderá ser muito útil quando você for fazer o pedido de cidadania italiana, caso você tenha direito.
De fato, um italiano naturalizado brasileiro deixou de ser italiano (apenas no papel, é claro!, porque no coração ele será eternamente italiano!). Em termos legais, portanto, ele não pode passar o direito à cidadania italiana para seus descendentes – e isso é uma má notícia para muitos brasileiros!
OU ‘PROCURANDO A PARENTADA NO DIÁRIO OFICIAL’ Uma boa maneira de descobrir se o seu antepassado se naturalizou é acessando a página do Diário Oficial da União. Ao clicar no link acima, você verá uma tela semelhante à da imagem abaixo, com os últimos Diários publicados.
O que precisa para fazer luzes platinada em casa?
Como fazem para furar orelha de bebê?
Qual a importância da imprensa para o desenvolvimento da Reforma Protestante?
Como funcionavam as primeiras máquinas térmicas?
Pode furar parede de concreto?
Como é aplicado o princípio da insignificância?
Quais os recursos cabíveis nas decisões interlocutórias proferidas por juízo singular?
Como furar brinco com cateter?
Como funciona a época do Terror e a Reação Termidoriana?
Como higienizar as máscaras de tecido?
O que foi o sistema de sesmarias?
É possível quebrar um diamante?
Como receber saldo de aposentadoria de falecido?
Como calcular multa e juros da DARF?