Metabolismo dos triglicérides no corpo humano Já os ácidos graxos, que são liberados dos adipócitos, são transportados pelo sangue ligados à albumina e são utilizados por tecidos como fonte energética. O cérebro e as hemácias não os utilizam como fonte energética, porque só utilizam glicose.
1) Triacilglicerol Também denominados triglicerídeos ou triglicérides, são os lipídios mais abundantes na natureza. São compostos por uma molécula de glicerol ligada a três de ácidos graxos esterificados. As gorduras animais e os óleos vegetais possuem diferentes ácidos graxos, que alteram seu ponto de fusão.
De forma simplificada, um triacilglicerol é formado pela união de três ácidos graxos a uma molécula de glicerol, cujas três hidroxilas (grupos –OH) ligam-se aos radicais carboxílicos dos ácidos graxos.
Quando as VLDL e LDL chegam até o fígado, os triglicerídeos que estavam sendo transportados são captados e metabolizados, de modo que a quebra deles produz ácidos graxos e glicerol, o glicerol é transformado então em glicose, a qual parte é liberada para a corrente sanguínea e parte serve para repor o glicogênio ...
Os triglicerídeos são óleos e gorduras de origem animal e vegetal formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
As gorduras ou lipídios funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, também, fornecendo energia (de absorção mais lenta). Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia.
Conceito: Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Formação: Formados pela reação entre três ácidos graxos e uma molécula de glicerina.
Visto que os triglicerídeos se encontram na forma de gordura na alimentação que consumimos; eles circulam em nossa corrente sanguínea e se armazenam no organismo, no tecido adiposo; mas não pode ser em excesso, pois um nível alto de triglicerídeo pode causar inúmeros problemas de saúde, incluindo o desenvolvimento de ...
Figura 1 - Estrutura química e tridimensional da molécula de glicerol. O glicerol (propano-1,2,3-triol) é uma pequena molécula orgânica que tem um papel bastante importante nas células. À temperatura ambiente (25° C) apresenta-se como um líquido viscoso incolor e inodoro.
O glicerol é, na realidade, um subproduto de reações de saponificação de óleos ou gorduras para a formação de sabões e detergentes ou de reações de transesterificação para a produção de biodiesel. Em ambas as reações utiliza-se um mesmo regante, o triacilglicerídeo (um triéster): Fórmula estrutural de um triglicerídeo
Formas de produção (síntese) do glicerol O glicerol é, na realidade, um subproduto de reações de saponificação de óleos ou gorduras para a formação de sabões e detergentes ou de reações de transesterificação para a produção de biodiesel. Em ambas as reações utiliza-se um mesmo regante, o triacilglicerídeo (um triéster):
O glicerol, ou glicerina, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos alcóois (função orgânica que apresenta um grupo OH ligado a um carbono saturado). De acordo com a regra de nomenclatura estabelecida pela União Internacional da Química Pura e Aplicada ...
Como é o nome drink em português?
Como sair da comodidade no relacionamento?
Tem como conectar o Chromecast na internet do celular?
Como se pronuncia excerto do texto?
Como usar chinelo para sair masculino?
Como tirar amargo da cerveja preta?
Como preparar cabelo para coloração?
Como fazer para não marcar as linhas de expressão na maquiagem?
Como não ocultar o 0 no Excel?
Como usar o ácido glicose da Hinode?
O que fazer para não ter medo do escuro?
Como colocar cimento cirúrgico odontológico?
O que fazer para não ficar nervosa perto do Crush?
Qual a forma segura de usar as mídias sociais mantendo e respeitando a privacidade?