Os nervos permitem a comunicação dos centros nervosos com os órgãos receptores (sensoriais) ou, ainda, com os órgãos efetores (músculos e glândulas).
O tecido nervoso possui pouca substância intercelular e é composto principalmente por dois tipos celulares: os neurônios e as células da glia, também chamadas de gliócitos. ... Essas células apresentam três partes básicas e distintas: o corpo celular, dendritos e axônio.
O sistema nervoso é anatomicamente dividido em Sistema Nervoso Central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios nervosos. Tais tecidos são compostos pelos neurônios e células da glia.
Os mais evidentes são o aumento da pressão arterial, da freqüência respiratória e dos batimentos cardíacos, a dilatação das pupilas, os tremores e o rubor, além de falta de apetite, concentração, memória e sono.
O sistema nervoso periférico é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao resto do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos.
Os principais componentes celulares são os neurônios e as células da glia. As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.
Localizam-se principalmente no encéfalo e medula espinhal. Os poucos neurônios que ficam foram do SNC formam os gânglios nervosos, agrupados em pontos específicos do corpo.
O tecido nervoso é formado por dois grupos principais de células: os neurônios e as células da glia ou células da neuróglia.
O tecido muscular apresenta células alongadas e ricas em proteínas com capacidade de contração. Devido a sua capacidade de contração, extensibilidade, elasticidade e excitabilidade, o tecido muscular desempenha um papel importante no nosso corpo. É devido à presença dele que conseguimos:
Tal controle é feito através da transmissão de impulsos que percorrem os diversos circuitos neuronais e liberação de mediadores químicos através das numerosas terminações encontradas nas células. O tecido nervoso é sensível a vários estímulos que se origina de fora ou do interior do organismo.
Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células.
Como tingir um casaco de veludo Cotele?
Como tingir uma roupa de várias cores?
Que reformas foram feitas no governo de Castelo Branco?
Como pintar uma blusa de frio?
Como deixar de ter preguiça de arrumar a casa?
Como Corpus Christi chegou no Brasil?
Como limpar um tapete de couro de boi?
Como quitar o saldo devedor do FIES?
Como fazer a cor rosa natural?
Como limpar rodapé branco Santa Luzia?
Qual a definição de sistema Cite um exemplo?
Como limpar o umbigo do bebê quando está sujo?
Como linkar HTML com JavaScript?
Como é que pode ser aumentado o capital social de uma sociedade anônima?