Cada tragada de fumaça do cigarro introduz no organismo 4 trilhões de radicais livres. A nicotina é a substância responsável pela expansão de todos os tipos de câncer, aumentando o risco em 30%. O tabagismo é responsável por 90% da mortalidade total do câncer de pulmão. Portanto fumar causa câncer.
A relação do cigarro com o câncer de pulmão é ainda mais próxima: 90% dos casos da doença ocorrem entre fumantes 1. O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer além do de pulmão, como: cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias.
Após um ano, o risco de doença cardíaca cai pela metade. Após 5 anos, o risco de ter câncer de pulmão também reduz 50%. Após 15 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.
Isso quer dizer que, se a pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia, ela tem 5 vezes mais chance de ter câncer, enquanto alguém que fume mais de 40 cigarros por dia terá uma chance 20 vezes maior que um não-fumante.
Risco elevado O Dr. Eric afirma que as estatísticas mostram que mais de 60% dos pacientes com câncer permanecem fumando após o diagnóstico e durante o tratamento da doença. Nesse caso, fazer uma pausa ajuda apenas momentaneamente. Assim que o paciente volta a fumar, voltam todos os riscos citados anteriormente.
O fumo faz acelerar um processo conhecido como oxidação do colesterol e favorece a formação da placa de aterosclerose, que é estopim para o infarto.
A relação entre tabaco e câncer é mais prevalente quando o assunto é câncer de pulmão. O tabagismo é responsável direto por 80% a 90% dos casos de tumores pulmonares.
Estudos indicam que o tabagismo diminui a expectativa de vida dos homens em aproximadamente 12 anos e das mulheres em 11 anos.
Mais de 4700 substâncias tóxicas são jogadas no ar pela fumaça do cigarro, entre elas, 70 cancerígenas. Os prejuízos à saúde envolvem tanto os fumantes quanto os chamados fumantes passivos, que apenas inalam a fumaça que sai da ponta do cigarro.
Estima-se que um em cada cinco casos de câncer no mundo estejam relacionados ao vício do cigarro, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A boa notícia é que o tabagismo é a principal causa de morte no mundo que pode ser evitada. E os benefícios de quem para de fumar vão muito além da sensação de bem-estar físico.
Segundo o INCA, nove em cada dez casos de câncer de pulmão estão relacionados ao consumo de derivados de tabaco, sendo o cigarro o principal deles. Quanto mais tempo uma pessoa fumar, mais chances há de desenvolver a doença. Há, ainda, outras possíveis causas deste tipo de câncer: Inalação de agentes químicos específicos;
Também chamado de câncer de pulmão indiferenciado de células não pequenas, ele geralmente cresce e se espalha mais lentamente do que o câncer de pequenas células, mas mais rapidamente que os outros tipos. Este tipo de câncer caracteriza-se por ser encontrado em qualquer lugar do pulmão, o que pode torná-lo mais difícil de tratar.
A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente). O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes. Veja também: Câncer de pulmão em não fumantes
Como saber se estou sentindo atração?
Como são produzidos os raios gama?
Como é formada e qual a função da fibra nervosa?
Como são o solo e a vegetaçao das terras habitadas pelo povo Xavante?
Como saber se o limite tende a mais ou menos infinito?
Como tratar um homem enrolado?
O que fazer quando trinca o joelho?
Como é concebida a Educação Especial?
Quais os exames para ver o intestino?
Como é feito o exame mioglobina?
Como saber se o líquido amniótico diminui?
Qual o papel da lançadeira Malato aspartato é como ela ocorre?
Como saber as condições do mar?
Como saber se está com problema no intestino?
Qual é o perigo de um lagarto?
Como colocar um ponto de escuta?