Ouça em voz altaPausarQuando os rins controlam a osmolaridade extracelular, automaticamente regulam a osmolaridade intracelular, já que as duas estão em equilíbrio. CONTROLE DO VOLUME O controle de volume pelos rins é feito pela excreção regulada de cloreto de sódio, o composto osmótico mais abundante dos líquidos extracelulares.
Ouça em voz altaPausarOsmolaridade refere-se ao número de partículas osmoticamente ativas de soluto contidas em um litro de solução. A fórmula inclui os solutos de baixa massa molecular que contribuem para a osmolalidade plasmática.
Ouça em voz altaPausarO volume, a acidez e a concentração de sais na urina são regulados pelo ADH e pela ALD atuam nos rins para garantir que a água, os sais e o equilíbrio ácido-base do organismo se mantenham dentro de estreitos limites.
Ouça em voz altaPausarMecanismos de controle da osmolaridade Dentre os múltiplos mecanismos que controlam a quantidade de água excretada pelos rins, dois estão especificamente implicados na regulação da concentração de sódio e da osmolaridade do LEC: o hormônio antidiurético (ADH) e o mecanismo de ativação do centro da sede.
Ouça em voz altaPausarDefinição de Osmolaridade A Osmolaridade é a concentração de um soluto em um solvente. No corpo humano, o solvente é a água e o soluto é composto principalmente de sódio, ureia e glicose. A osmolaridade normal do plasma varia entre 2 mOsm/L.
Ouça em voz altaPausarOsmolaridade. A osmolaridade descreve a concentração total de solutos em uma solução. Uma solução com baixa osmolaridade tem menos partículas de soluto por litro de solução, ao passo que uma solução com alta osmolaridade tem mais partículas de soluto por litro de solução.
Sistema Urinário: Função homeostática renal Secreção de eritropoietina (EPO) Induz eritropoieses Secreção de renina Converte angiotensinogênio em angiotensina- 1, que pela enzima ACE é convertido a angiotensina-2 Formação de calicreína Que produz cininas plasmáticas (bradicinina), de efeito vasodilatador
Por exemplo, o estreitamento da artéria que irriga um dos rins (estenose da artéria renal) pode causar hipertensão. Da mesma forma, inflamações renais de diversos tipos e à lesão renal uni ou bilateral também podem provocar aumento da pressão arterial.
Altura da coluna de mercúrio (pressão) em relação a concentração de sacarose = pressão osmótica Osmose Osmose é definido como o fluxo de água através de uma membrana semipermeável Membrana semipermeável: membrana permeável ao solvente (água) mas não aos solutos Osmose
A aquaporina aumenta a permeabilidade hidráulica e diminui a energia de ativação da osmose Amostra L p(10-10L/Ns) E a(kcal/mol) Hemácias humanas 18,0 3,9 Hemácias hum. + PCMBS 1,3 11,6 Lipossomas 1,9 16,0 Lipossomas + Aquaporina 30,8 3,9 Controle do volume celular: equilíbrio de Gibbs-Donnan.
Qual é a estrutura de um texto dissertativo argumentativo?
Como os sócios respondem pelas dívidas da empresa?
O que é uma propriedade em Java?
O que é o princípio da congruência?
Qual é a importância do processo de tomada de decisão?
Como ativar o infravermelho do meu celular?
O que é béquer e proveta em que situação são usados?
Qual o pronome utilizado para falar de si mesmo *?
Quais são as vantagens de se ter uma CAT?
Como fazer o microfone do WhatsApp funcionar?
Como consultar lista de medicamentos?
Qual será a expectativa de vida em 2050?
Quais são os desafios para gestão de pessoas no nosso século?
Quais os tipos de glândulas formadas pelo tecido epitelial glandular?
O que fazer quando a gente se arrepende?