A puberdade desencadeia-se a partir de um complexo mecanismo neuro-hormonal que tem como "maestro" o hipotálamo, uma estrutura nervosa localizada na base do cérebro que constitui uma autêntica ponte entre o sistema nervoso central e o sistema endócrino: por um lado, mantém inúmeras ligações com o encéfalo e alberga os ...
Explique que, por meio de estímulos de hormônios liberados pela hipófise, os hormônios sexuais são produzidos nas gônadas e têm efeito sobre todo o organismo. Inclusive promovendo as mudanças ocorridas durante a puberdade, entre elas pode-se destacar o desenvolvimento dos órgãos sexuais.
Na puberdade, o nosso corpo sofre rápidas transformações, especialmente nas partes que nos caracterizam como mulheres. A pele torna-se muito mais oleosa, crescem pelos na púbis e as ancas alargam, entre outras mudanças físicas. Para além disso, também existem alterações hormonais na adolescência.
Hipotálamo Região que regula a atividade da hipófise. Nas meninas, se dá a síntese de estrogênio e progesterona e aparecem o botão mamário e os pelos pubianos.
“Na puberdade, ocorre estímulo na produção de testosterona, nos meninos, e de progesterona e estrogênio, nas meninas.
É nessa fase de puberdade que os hormônios produzidos pela adeno-hipófise, hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), estimulam as gônadas masculinas, que são os testículos, promovendo o seu funcionamento e desenvolvimento.
É nessa fase que observamos, por exemplo, o crescimento rápido em tamanho, o surgimento dos pelos pubianos, aumento da oleosidade da pele, surgimento de odor nas axilas, aumento do seio das meninas e aumento do volume testicular dos meninos.
Alongamento do pênis (ao redor dos 11½ a 13 anos de idade) Aumento das vesículas seminais e da glândula da próstata. Crescimento de pelos pubianos. Crescimento de pelos na face e nas axilas (aproximadamente dois anos depois que o crescimento de pelos pubianos tem início)
A Evolução do Sistema Nervoso, O Sistema Nervoso Periférico, O Sistema Nervoso Autônomo, O sistema nervoso cérebro-espinhal. O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos.
O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. Os nervos são fibras nervosas agrupadas em feixes, enquanto os gânglios são acúmulos de neurônios que estão fora do sistema nervoso central. Os nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo.
Os neurônios responsáveis por levar informação ao sistema nervoso central são chamados aferentes, e aqueles que levam as instruções às estruturas, após o processamento do estímulo no sistema nervoso central, são chamados eferentes. O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.
Enfim, a função do sistema nervoso autônomo é regular as funções orgânicas, para que as condições internas do organismo se mantenham constantes.
Como parabenizar alguém que está grávida?
Quanto tempo dura a lipo de papada enzimática?
Como encerrar a execução de um programa em C?
Como faço para cancelar uma Impressão HP?
Qual o período de licença maternidade para empresa privada?
O que falar pro namorado no dia do seu aniversário?
O que é incubadora no Free Fire?
Como saber tendências de moda?
Qual a função do remédio Imipramina?
Como saber se o gato está saudável?
Como funciona a lista de casamento na Precolandia?
Como saber que é um sinal de Deus?
O que o empreendedor pode fazer para identificar novas tendências de mercado?
Como funciona a desapropriação de um imóvel?
O que é dilatação superficial de a sua fórmula explicando o que é cada termo?
Como funciona descarga de vaso sanitário?