O sistema endócrino é formado por glândulas e tecidos responsáveis por liberar substâncias conhecidas como hormônios. Estes são lançados diretamente na corrente sanguínea e atuam em partes específicas do corpo. Nesses locais, eles interagem com o tecido ou órgão, desencadeando uma resposta específica.
A principal função das glândulas endócrinas é secretar hormônios diretamente na corrente sanguínea. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo (local-alvo).
Glândulas endócrinas são as estruturas que sintetizam substâncias e lançam-nas na corrente sanguínea. Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.
O sistema endócrino engloba as glândulas endócrinas, que são formadas a partir de tecidos epiteliais de secreção.
As principais glândulas do sistema endócrino que individualmente fabricam um ou mais hormônios específicos, são:
Glândulas endócrinas são as estruturas que sintetizam substâncias e lançam-nas na corrente sanguínea. Essas substâncias são denominadas de hormônios e são responsáveis por controlar uma série de atividades do corpo humano, tais como o metabolismo, secreção de leite, crescimento e quantidade de cálcio no sangue.
A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, quebrando as moléculas de açúcar e transformando-as em energia para a manutenção das células do corpo humano. O órgão responsável pela produção da insulina é o pâncreas, uma glândula do sistema digestório.
Dentre elas, a transição da fase infantil para a adulta, o aparecimento de pelos etc. Logo, essas mudanças são possíveis por conta dos órgãos que fazem parte do sistema endócrino. O sistema endócrino é composto por glândulas espalhadas por todo o corpo.
Glândulas do Sistema Endócrino. As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.
Os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas espalhadas por todo o corpo. Nesse sentido, as células produzem os hormônios que são liberados no sangue que circula no corpo todo. Porém, os hormônios atingem apenas células específicas, denominadas de células-alvo.
Já o tecido gorduroso também funciona como glândula endócrina. Isso porque, junto ao hipotálamo, é responsável pela produção da leptina, hormônio que reduz o apetite. Visto isso, conheça as principais glândulas que fazem parte do sistema endócrino:
Qual a cor das placas que sinalizam rota de fuga?
Quando vai acabar a água potável no mundo?
O que são as atividades de apoio secundárias a logística?
O que é cores primárias e secundárias?
Como representar milhões no Excel?
Quais as fontes de energia mais utilizadas no Brasil e no mundo?
Quais são as principais causas da urbanização no Brasil?
Quais são os tipos de contrato de trabalho por prazo determinado de acordo com o art 443 da CLT?
O que acontece se a vítima não comparecer na audiência de instrução criminal?
O que é sobrancelha definitiva?
Quanto tempo dura uma impermeabilização no sofá?
Quando é considerada uma superdosagem de remédio?