O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Dentro dele cabem mais de 1.000 planetas iguais à Terra! Se a Terra fosse uma uva, Júpiter seria do tamanho de uma bola de basquete.
A massa de Júpiter é 2,5 vezes maior do que os outros sete planetas do Sistema Solar juntos. Um gigante. Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno.
Júpiter é o planeta de maior massa (318 vezes a massa da Terra, mais que todos os outros planetas juntos) e maior raio (cerca de 71500 km, 11 vezes o raio terrestre).
Modelo do interior de Júpiter, com um núcleo sólido, envolto por uma camada de hidrogênio metálico, hidrogênio líquido (verde) e pela própria atmosfera (em inglês).
A atmosfera exterior do sol gera uma bolha magnética enorme, chamada de heliosfera, que é a maior estrutura contínua do sistema solar. Júpiter é grande o suficiente para comportar 1.000 Terras. No entanto, 1.000 Júpiteres cabem dentro do sol.
31 curiosidades que você vai gostar
A massa do Sol é, aproximadamente, 333,000 vezes a massa da Terra e mais de 1,000 vezes a de Júpiter.
O Sol tem raio aproximado em 696 mil km, enquanto o diâmetro chega a 1,391 milhões de quilômetros, o que representa mais de 8 vezes o diâmetro de Júpiter. Já o volume do Sol é de 1.412 x 10¹⁸, o que parece bastante impressionante.
Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.
Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.
Que Júpiter é uma bola de gás gigante, todo mundo já sabe. Mas e se alguém caísse em Júpiter, o que aconteceria? ... (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.)
Um gigante gasoso, Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar. Foi o primeiro a se formar, após a aparição do Sol. Júpiter tem um décimo do raio do Sol e 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados. Mais de 2.000 Terras "caberiam" dentro de Júpiter.
Júpiter é quantas vezes maior que a Terra? Em relação à massa, Júpiter tem cerca de 318 vezes o tamanho da Terra! Já imaginou? Estima-se que dentro dele caberiam cerca de 1.000 planetas iguais ao nosso.
Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 71492 quilômetros de raio, 11 vezes maior que o raio do nosso planeta.
Terra é o único com vida: dentro dela cabem sete Martes. Netuno é o quarto maior: dentro dele cabem 58 Terras. Júpiter é o maior dos planetas: dentro dele cabem 23 Netunos. Revista Veja.
Curiosidades sobre o Sol
O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. Dentro do Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra. A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.
Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.
O que acontece quando um meteoro atinge um planeta gasoso? A maioria dos meteoros se desintegra totalmente, e os planetas gasosos ficam com marcas da colisão. ... Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mão Amarela.
Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra.
O sol é uma estrela, por isso, é muito maior até mesmo do que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Mas ele não é a maior coisa no sistema que gira em torno dele. É algo feito do próprio astro-rei, mas que é quase invisível aos nossos olhos. ... Júpiter é grande o suficiente para comportar 1.000 Terras.
A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. ... O posto de vice-campeã vai para a VV Cephei, com diâmetro de 1 600 a 1 900 sóis.
→ Júpiter. Júpiter é conhecido como o Gigante Gasoso. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar possuindo uma massa 318 vezes maior que a da Terra.
Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332.900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1.300.000 vezes maior que o do nosso planeta.
Qual a importância da sustentabilidade na produção de alimentos?
Qual o conceito de Marx e Althusser?
Quais são os tipos de reincidência?
Quem vai namorar com quem no Naruto?
Quais são as 4 etapas da fotossíntese?
É errado ter passarinho em gaiola?
O que é sucessão primária Autotrófica?
O que é a contracultura no Brasil?
Como faço para limpar a memória da TV Smart Samsung?
O que é célula e qual sua função?
Como proceder na gestão da qualidade em laboratório de análises clínicas?
Como usar a canela para atrair homens?
Onde Harry Potter mora no filme?
Quais são as matérias possíveis de alegação nos embargos à execução?
Para que serve o oxidante na piscina?
Quanto tempo leva para cair o dinheiro na conta pela lotérica?