N: ocorre com a adição de fósforo ou arsênico ao silício. Tanto o arsênico quanto o fósforo possuem cinco elétrons na camada de valência. Ocorrem ligações covalentes entre quatro elétrons e um deles fica livre, ou seja, é o chamado elétron livre, que ganha movimento e gera corrente elétrica.
Tipo N - Na dopagem tipo N, o fósforo ou o arsênico é adicionado ao silício em pequenas quantidades. O fósforo e o arsênico possuem cinco elétrons externos cada um, de forma que ficam fora de posição quando entram no reticulado de silício. O quinto elétron não tem a que se ligar, ganhando liberdade de movimento.
Os semicondutores são sólidos capazes de mudar sua condição de isolantes para condutores com grande facilidade. ... Os semicondutores podem ser de silício ou germânio, utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
O germânio (Ge) e o silício (Si) são os materiais semicondutores mais comuns. A produção de silício, entretanto, é mais explorada justamente por apresentar uma ligação química mais eficaz. O arseneto de compostos de gálio também pode ser utilizado como semicondutor.
O fenômeno da semicondução depende de dois portadores de carga espalhados pelas imperfeições da rede cristalina: os elétrons e os buracos (que podem ser compreendidos como a ausência de um elétron gerada quando este passa para a banda de valência).
A inclusão do elemento Alumínio (Al) na matriz de silício (Si) torna o material semicondutor do tipo P.
A dopagem é um processo químico no qual átomos estranhos são introduzidos na estrutura cristalina de uma substância. Em um cristal semicondutor a dopagem é geralmente realizada para alterar suas propriedades elétricas.
Nos materiais condutores, as cargas elétricas se movimentam com mais liberdade em função dos elétrons livres presentes na sua camada de valência. A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bastante fraca. São exemplos de condutores elétricos os metais em geral, tais como cobre, ferro, ouro e prata. ...
Os semicondutores dopadospossuem, aproximadamente, mil vezes mais impurezas do que os semicondutores intrínsecos. Três elementos comuns na dopagem eletrônica são o carbono, o silícioe o germânio.
Os semicondutores estão presentes em dispositivos eletrônicos que usamos em nosso dia a dia, como equipamentos de linha marrom, como televisores, players de vídeo, equipamentos de som; computadores e telefones celulares. O semicondutor mais comumente usado na indústria eletrônica é o silício (Si).
Esse estado pode ser modificado com o aumento da temperatura do silício. Isso faz com que alguns elétrons consigam escapar dessas ligações, tendo como consequência uma diminuição da resistividade. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de elétrons livres e, consequentemente, menor a resistividade.
- Os compostos ou semicondutores extrínsecos podem exibir propriedades ópticas e eléctricas consideravelmente superiores às propriedades do semicondutor intrínsecos.Un exemplo deste aspecto é de arsenieto de gálio (GaAs), predominantemente usada em aplicações de frequência de rádio e outras aplicações optoelectrónicos.
Como fazer uma apresentação criativa?
Qual fruta ajuda a baixar o colesterol?
O que pode ser dor de garganta persistente?
Quais as melhores internet residencial?
Qual brinde do McLanche Feliz 2022?
O que é interdição no direito civil?
Qual é o significado de permanências?
Como configurar meu telefone fixo para receber chamadas no meu celular?
O que é preciso fazer para ser um editor de vídeos?
Pode-se dizer que o comportamento operante?
O que fazer para melhorar a fração de ejeção?
Quanto vale 1 Bitcoin em 2008?
Em que ano morreu Valentino Guzzo?
Em que consiste o envelhecimento?