— Assim como os morcegos e alguns mamíferos marinhos, os humanos são capazes de usar o som para coletar informações espaciais sobre o ambiente. O recurso, conhecido como ecolocalização, permite que pessoas com deficiência visual compensem a falta do sentido para “enxergar” com a audição.
Os animais que realizam a ecolocalização emitem, em geral, sons de alta frequência (que não são perceptíveis pelo ouvido humano). Esses sons atingem obstáculos ou presas, produzindo um eco que será captado pelo animal que os emitiu. Com isso, esses animais podem formar verdadeiros mapas para perceber o ambiente.
Alguns animais utilizam a ecolocalização para identificar obstáculos e presas no ambiente. Isso é feito por meio da emissão de ondas sonoras e pela percepção do eco produzido. Várias são as espécies que conseguem movimentar-se graças à ecolocalização.
A ecolocalização também é chamada de "biossonar", pois foi a partir do estudo dessa capacidade natural que os seres humanos desenvolveram a "ecolocalização artificial", de grande importância na aeronáutica, navegação e medicina, como o radar, o sonar e os aparelhos de ultrassonografia.
Para Appel, a inspiração de sonares na ecolocalização de morcegos e cetáceos se deve ao uso do ultrassom para localizar, identificar e rastrear o ambiente e objetos baseando-se nos ecos retornados do ultrassom emitido.
A ecolocalização é uma capacidade primordial para os morcegos, uma vez que eles possuem hábitos noturnos e visão pouco desenvolvida. Para realizar esse tipo de localização, um pulso, que consiste em uma onda de alta frequência inaudível para seres humanos, é emitido por esses animais.
→ Os sons dos animais e a reprodução Muitos animais emitem sons com a finalidade de atrair um parceiro para reproduzir-se. Um grupo que merece destaque são os anfíbios, destacando-se as pererecas, que são capazes de coaxar.
A ecolocalização é uma importante adaptação existente em alguns animais, como o golfinho e o morcego. Essa adaptação garante que esses animais consigam montar um mapa de localização sem utilizar a visão. Isso é particularmente importante para animais que vivem em locais mal iluminados ou que apresentem visão pouco desenvolvida.
Isso não significa que a ecolocalização ofereça às pessoas a mesma precisão que a visão. Algumas espécies de morcegos podem usar a emissão de ultrassom para caçar mariposas, mas os ecolocalizadores humanos têm dificuldade para rastrear alvos tão pequenos.
Biologia. A ecolocalização, biossonar ou localização pelo eco, é uma importante adaptação de algumas espécies de animais que permite o reconhecimento do ambiente sem o auxílio da visão. A ecolocalização é uma importante adaptação existente em alguns animais, como o golfinho e o morcego.
Quantos ml e meia xícara de óleo?
Quantas semanas são 3 meses de gravidez?
Quantos ganha um mecânico em Portugal?
Qual o objetivo do tratamento térmico de normalização?
Onde fica a pasta trancada do Google Fotos?
Quanto é aula de natação no Sesc?
Como fazer jejum intermitente sem sentir fraqueza?
O que pode ser considerado crime pela Justiça?
Como inserir fonte no Layout Sketchup?
Qual instrumento tocava Louis Armstrong?
Quais são as principais características da Yoga?
É perigoso viajar para a Jordânia?
Como é feito cola Super Bonder?
Quantas residências multiprofissionais posso fazer?
O que marcou o capitalismo comercial?