No entanto, sua intensificação e seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades. Doenças respiratórias, irritação nos olhos e intoxicações são algumas das consequências da concentração de poluentes na camada de ar próxima ao solo.
A inversão térmica é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma cama de ar frio é repentinamente encoberta por uma camada de ar quente que a aprisiona. Em geral, este evento acontece em grandes centros urbanos industriais, resultando em uma perceptível alteração na temperatura.
A inversão térmica é um problema ambiental urbano ocasionado pela retenção de ar frio próxima à superfície das cidades, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera, o que deixa o espaço geográfico com uma aparência mais “cinzenta”.
E ela ocorre principalmente durante o inverno, quando as noites são mais longas (menos radiação solar) e a umidade cai, podendo criar uma camada de ar frio próxima ao solo e abaixo da primeira camada de ar quente.
Inversão térmica: consequências
piora do quadro clínico de pacientes que já tenham bronquite e asma; irritação na pele e nos olhos; redução da qualidade do ar respirado, no qual há elevada concentração de gases poluentes; impedimento da convecção natural do ar, impossibilitando assim a circulação das massas de ar fria e quente.
A inversão térmica se torna um problema quando o ar possui altas concentrações de poluentes. A retenção de poluentes na atmosfera pode provocar ou agravar problemas de saúde, principalmente relacionados a doenças respiratórias, como pneumonia, bronquite e asma.
Soluções para a Diminuição da Inversão Térmica
Um exemplo de cidade brasileira que sofre com a inversão térmica é São Paulo. O deslocamento de ar na superfície da terra é de todos conhecido: é o vento. ... E quanto mais próximo for da superfície a inversão térmica, digamos a 200-300 metros de altitude, maior será a concentração dos poluentes em cima da cidade.
A inversão térmica é um exemplo de como os chamados microclimas podem apresentar problemas à vida em sociedade, uma vez que, independente das condições climáticas globais, o tempo nas cidades torna-se bastante prejudicial à qualidade de vida das pessoas. Compartilhe!
Logo após o nascer do sol, a inversão térmica começa a se desfazer mediante o gradativo aquecimento do solo e do ar, de modo que o ar aquecido que se forma sobe, e proporcionalmente, o ar resfriado cai, voltando a normalidade da circulação atmosférica no ambiente.
Soluções para a Diminuição da Inversão Térmica 1 Políticas ambientais favoráveis e eficientes 2 Fiscalização das Indústrias 3 Diminuição das Queimadas 4 Utilização de Biocombustíveis 5 Campanhas de conscientização
Entre as possíveis medidas para minimizar os danos gerados pela inversão térmica estão a utilização de biocombustíveis , fiscalização de indústrias, redução das queimadas e políticas ambientais mais eficazes. Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja: FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e.
Quanto tempo demora para a Boldenona para começar a fazer efeito?
Como trabalhar com empréstimos consignados?
Como tirar print da tela passando a mão?
O que fazer para se enturmar no trabalho?
O que fazer para tirar o gosto do peixe cação?
O que as pessoas inteligentes leem?
Como se tornar um DJ de música eletrônica?
Como ativar Captura de tela com 3 dedos iPhone?
Onde tirar passaporte em Anápolis GO?
Como remover mini pilar do implante?
Quanto um residente de cirurgia plástica ganha?
Como desativar notificação de clima?
Como isolar o barulho do ar condicionado de janela?
O que vestir em um hotel fazenda?
O que colocar no ouvido para não ouvir ronco?
O que ter em seu Guarda-roupa?