O termo saneamento básico define um conjunto de procedimentos adotados por um governo com o objetivo de proporcionar uma situação higiênica e saudável para sua população urbana e rural. Com estas medidas é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças.
O saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de um país e para o aumento da qualidade de vida das pessoas. Seu aperfeiçoamento e universalização promovem melhorias na saúde, principalmente de crianças, com a diminuição da mortalidade infantil e a contenção de doenças.
A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
Dessa forma, o objetivo claro do saneamento básico é: A prevenção de doenças; O controle de vetores; Promoção de hábitos saudáveis de higiene; Melhoria da limpeza pública; – Melhoria da qualidade de vida da população.
MAS, AFINAL, O QUE É SANEAMENTO BÁSICO? ... Em seu sentido mais amplo, saneamento são as medidas adotadas sobre o meio ambiente que têm como objetivo promover a saúde dos cidadãos, garantir sua qualidade de vida, e preservar os recursos naturais.
A importância do saneamento básico para a sociedade. A importância do saneamento básico começa por sua influência na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo. O contato com esgoto e o consumo de água sem tratamento estão ligadas à altas taxas de mortalidade infantil.
Com estas medidas, é possível garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde, evitando assim a proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente e facilita-se a atividade econômica.
O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (MinCidades), Leodegar da Cunha Tiscoski, explica que o saneamento básico no Brasil é compreendido por quatro serviços: o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a gestão de resíduos sólidos urbanos e o manejo de águas pluviais urbanas.
Qual a situação do saneamento ambiental no Brasil? De acordo com o “Ranking do Saneamento”, estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em 2015, mostra que 40% dos esgotos do país ainda não são tratados. Além disso, 35 milhões de brasileiros não recebem o sistema de abastecimento de água.
Como fazer para desbloquear uma pessoa do Messenger?
Como pagar uma multa de Trânsito de outro estado?
O que a falta de empatia pode causar?
Quais as características morfológicas da inflamação crônica?
Quais são as desvantagens das estruturas funcionais?
Quais são os malefícios causados pela compactação do solo na agricultura?
Quando o aluno tem direito a compensação de ausência?
Como tirar fatura Vivo só com o número?
O que caracteriza o clima temperado?
Como fazer para atrair a pomba gira?
Quais as doenças que dão direito ao BPC?
Como descobrir o que está usando minha câmera?
O que é melhor pinus tratado ou eucalipto?