Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele e foi usado inicialmente em decoração de interiores. ... No Brasil, foi introduzido pelo colonizador português e sua manifestação se deu principalmente no mobiliário, conhecido por estilo ”Dom João V”.
O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse estilo chegou a América do Sul em meados do século XVIII e, no Brasil, teve grande representação por meio do mobiliário desse período e ficou conhecido como estilo Dom João V.
Rococó no Brasil Aqui, o estilo floresceu no fim do século XVIII, sob grande influência religiosa, ao contrário das representações da vida profana e aristocrática comuns em outras localidades.
Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras. Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade.
1730
Rococó/Começou aproximadamente
No Brasil, o neoclassicismo apareceu em 1816 com a chegada da Missão Francesa, contratada para fundar e dirigir no país uma escola de artes e ofício, localizada no Rio de Janeiro. Após 10 anos, em 1826, é fundada a Academia Imperial de Belas artes, atraindo outros pintores estrangeiros para o Brasil.
Suas características marcantes são: Ornamentação com linhas curvas e utilização de formatos orgânicos, como conchas, flores e folhagens. Sua ornamentação é mais descompromissada que a do barroco que é bem austera. Estilo que se vale das cores claras em tons pastéis e efeitos bucólicos.
Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância.
Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.
Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância.
Espalhou-se pela Europa no século XVIII e chegou à América em meados deste século. Esteve presente na pintura, arquitetura, música e escultura. A palavra rococó tem origem no termo francês “rocaille” que é um tipo de decoração de jardim em formato de conchas.
Os traços mais marcantes do estilo Rococó são: era um estilo predominantemente decorativo. A pintura era mais voltada ao exercício da criatividade dos artistas e à representação do luxo, das festas e dos prazeres da vida humana.
Na Europa, o Rococó apresentou características diferentes do Barroco por meio da pintura, escultura, arquitetura, música, entre outros. As linhas curvas, delicadas, sutis e leves, ao contrário das linhas retorcidas na arte barroca, são particularidades importantes.
Exemplos de artistas do Rococó: - Pierre Lepautre – decorador francês. - Jean Bérain – gravurista francês. - Jean-Antoine Watteau – pintor francês. - Juste-Aurèle Meissonier – pintor, escultor, desenhista de móveis e arquiteto francês. - Nicolas Pineau – entalhador e designer de interiores francês. - Jean-Honoré Fragonard - desenhista e pintor ...
Como podemos colaborar para que todos convivem bem?
Como podemos classificar o ouro de aluvião?
O que é a classificação contábil?
O que podemos fazer para ajudar a melhorar a qualidade do ar?
O que é comportamento exemplo?
Como se planta arroz de sequeiro?
Quais são as características do período moderno?
Como a tabela periódica era e como ela é organizada atualmente?
Como é possível classificar o ar?
Como podemos classificar arte abstrata?
Como foi criado o dinossauros?
Qual a importância das relações sociais na formação dos indivíduos?
Como se livrar de infiltrações?
Como são classificadas as folhas quanto ao tipo de limbo?
Como podemos compreender o papel de um professor como mediador?
Como podemos comparar a caverna de Platão com as nossas?