No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. ... Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma.
O renascimento se expandiu a partir da Italia para outras partes da Europa. Um dos fatores que mais contribuíram para a divulgação das obras renascentistas foi o aperfeiçoamento da imprensa por Johannes Gutenberg (14) , o que permitiu a impressão de muitas paginas em pouco tempo.
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
A Itália foi o berço do Renascimento e foi lá que surgiram os grandes pintores e escultores renascentistas. O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV.
O Renascimento surgiu nas Repúblicas Mercantis Italianas, de onde eram oriundos os principais mestres renascentistas (da Vinci e Michelangelo, por exemplo) e influenciou o surgimento de movimentos semelhantes nos Países Baixos, no Reino Unido, na França e na Península Ibérica.
A diferença entre o Renascimento Italiano e o Renascimento no Brasil é que o Renascimento foi um movimento artístico, comercial e cultural que nunca existiu em nosso país; oficialmente falando não há registro algum disso.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista. O Renascimento foi um movimento artístico, ...
O Renascimento se desenvolveu primeiramente em algumas cidades italianas, propagando-se posteriormente para o resto da Europa, esse movimento se desenvolveu em várias áreas do conhecimento.
No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália.
A cultura renascentista teve quatro características marcantes, a saber: Racionalismo - os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Experimentalismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência ...
Quais eram os poderes de Cronos?
Qual o grau mais forte de óculos?
Como entrar em Hogwarts na vida real?
Quem tem colesterol alto pode tomar leite de amêndoas?
Como é que se escreve Quebra-queixo?
Como se faz um memorial acadêmico?
Qual alimento causa Salmonella?
Quais são as organizações que marcaram a política educacional para o campo?
Quantos litros de água tem uma pessoa de 70kg?
Como emitir guia de pagamento judicial?
Quais são os tipos de dados em JavaScript?
Quais os tipos de bens no casamento?
Por que se diz que o Brasil adota uma democracia semidireta?
Quem trabalha como intermitente tem direito ao décimo terceiro?