No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. ... Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma.
O renascimento se expandiu a partir da Italia para outras partes da Europa. Um dos fatores que mais contribuíram para a divulgação das obras renascentistas foi o aperfeiçoamento da imprensa por Johannes Gutenberg (14) , o que permitiu a impressão de muitas paginas em pouco tempo.
Por Renascimento Cultural entende-se uma atmosfera de eferverscência artística e intelectual de caráter urbano que se fez presente na Europa, sobretudo na região da Península Itálica (atual Itália), dos Países Baixos (atual Holanda) e outras regiões do norte europeu entre os séculos XV e XVI.
O renascimento surgiu na Europa entre os séculos XV e XVI e teve seu desenvolvimento ligado a uma série de mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorreram no final da História Medieval. Após a queda de Constantinopla, os antigos bizantinos se instalaram na Itália, onde desenvolveram a cultura clássica.
A Itália foi o berço do Renascimento e foi lá que surgiram os grandes pintores e escultores renascentistas. O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV.
O Renascimento surgiu nas Repúblicas Mercantis Italianas, de onde eram oriundos os principais mestres renascentistas (da Vinci e Michelangelo, por exemplo) e influenciou o surgimento de movimentos semelhantes nos Países Baixos, no Reino Unido, na França e na Península Ibérica.
A diferença entre o Renascimento Italiano e o Renascimento no Brasil é que o Renascimento foi um movimento artístico, comercial e cultural que nunca existiu em nosso país; oficialmente falando não há registro algum disso.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista. O Renascimento foi um movimento artístico, ...
O Renascimento se desenvolveu primeiramente em algumas cidades italianas, propagando-se posteriormente para o resto da Europa, esse movimento se desenvolveu em várias áreas do conhecimento.
No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália.
A cultura renascentista teve quatro características marcantes, a saber: Racionalismo - os renascentistas estavam convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Experimentalismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência ...
Como usar o aplicativo do Canva?
Como saber se o cachorro está resfriado?
Como as pessoas fazem as necessidades no espaço?
Como usar o aplicativo Encontre meu telefone apito?
Como colocar o carro na vaga de ré?
Qual a sequência da semana em inglês?
Como colocar o anel no estômago?
Como calcular o valor proporcional do aluguel?
Quais são os processos de desenvolvimento dos sistemas de informação?
Como desativar o modo TalkBack do celular?
O que são as habilidades sociais?
Quanto tempo dura o bronzeado na pele?
Quais são os materiais das ferramentas de corte?
O que é uma releitura de arte?