O Naturalismo surgiu na França, na segunda metade do século XIX, retrata o homem como o produto de forças “naturais”, instintivas que comporta conforme o meio, o momento e situações específicas.
Ainda para o naturalismo, o ser humano não é provido do livre arbítrio, como se comumente acredita, sendo, ao contrário, uma máquina guiada por fatores da sociedade e da natureza, como o meio social, a hereditariedade, as leis químicas e físicas.
Para os naturalistas, o ser humano não passava de fruto da hereditariedade e que o seu modo de agir era influenciado pela educação que tinha ou o meio no qual ele vivia. O naturalismo também costuma apresentar o erotismo como uma doença social onde aparecem a prostituição e a pornografia.
Taine postulou que o meio, a raça e o momento são os três fatores que determinam as atitudes e o caráter dos indivíduos, teoria que também influenciou diretamente o naturalismo (e acabou por também dar espaço para correntes teóricas do racismo científico, por exemplo).
Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas, literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
38 curiosidades que você vai gostar
Os escritores brasileiros que utilizaram a linguagem do naturalismo estavam preocupados em relatar os problemas da realidade social, política e econômica. Por isso, muitos abordavam assuntos relacionados à abolição da escravatura no Brasil.
Caraterísticas do Naturalismo
As características do naturalismo seguem os ideais do realismo, ou seja, estão relacionadas com a percepção da realidade. No entanto, trata-se de um realismo mais exagerado e que abrange sobretudo, os problemas da realidade social e de seus personagens.
As principais características do naturalismo no Brasil foram: determinismo e zoomorfização. Aluísio Azevedo, Raul Pompeia e Adolfo Caminha foram os principais escritores naturalistas do país. As principais obras brasileiras desse estilo de época foram: O cortiço, O Ateneu e Bom-crioulo.
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismo chegou ao Brasil no final do século XIX.
São características da linguagem naturalista, exceto: a) Determinismo; ... d) Linguagem simples; e) Subjetividade.
Na concepção naturalista, a natureza é completamente conhecível, porque ela apresenta uma unidade, uma regularidade e uma perfeição que é resultado das leis objetivas que podem ser decifradas pelo conhecimento científico e seus métodos. ... No naturalismo, somente as leis e as forças da natureza atuam no mundo.
A ideia de que o ser humano e os primatas têm um ancestral em comum gerou muita polêmica na sociedade da época, principalmente porque eles eram muito religiosos! ... O naturalismo usa com frequências as ideias de Darwin de que o ser humano, no fundo, é um animal como todos os outros e que não há nada de divino nele.
O naturalismo é, "em oposição ao sobrenatural ou espiritual, a ideia ou crença de que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo; em extensão, a ideia ou crença de que não existe nada além do mundo natural".
Origem da prosa realista
É por seguir essa estética que os realistas procuram retratar o homem e a sociedade a partir da observação do ambiente. E no ambiente são considerados os costumes, as atitudes, os comportamentos enquanto ocorre a busca pelas causas dos fatos e fenômenos retratados nas obras.
O Naturalismo no Brasil
E foi influenciado por essas lutas e por Émile Zola e Eça de Queiroz, que o maior representante dessa escola no país, o maranhense Aluísio Azevedo, criou o romance “O Mulato” (1881), marco inicial do Naturalismo brasileiro, e a conhecida obra “O Cortiço” (1890).
O Naturalismo no Brasil iniciou-se no fim do século XIX com a publicação do romance “O Mulato” (1881), de Aluísio de Azevedo. Nessa época, o país passava por grandes transformações. A cidade do Rio de Janeiro ainda era considerada a capital do Brasil.
Principais autores e obras
O primo Basílio, Eça de Queiroz; Realismo português. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis; Realismo brasileiro. Dom Casmurro, Machado de Assis; Realismo brasileiro. O Cortiço, Aluízio de Azevedo; Naturalismo brasileiro.
O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade. Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum.
Características do romantismoEgocentrismo. No romantismo o indivíduo é encarado como o centro do mundo.Sentimentalismo. Como mencionamos acima, o romantismo se caracteriza pelo egocentrismo e, também, pela exaltação dos sentimentos pessoais do indivíduo. ... Nacionalismo. ... Idealização. ... Tom depressivo. ... Oposição ao Clássico.
Algumas das principais características do Realismo são a crítica social, a ironia e o enfoque em descrições psicológicas. As principais características do Naturalismo são o realismo exagerado, o uso de linguagem simples, a impessoalidade e o objetivismo científico.
O realismo se caracteriza pela busca de uma representação mais verossímil da realidade por escritores, pintores, dramaturgos, músicos e escultores. Os artistas realistas prezam pela objetividade em suas obras, tendo atenção para as situações do dia a dia.
O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.
Dessa forma, a literatura desse período é considerada cientificista, pois seus autores amparam-se em teorias científicas para criar os personagens de seus livros. Essa característica é o que diferencia as obras naturalistas das realistas, pois estas últimas não são estruturadas com base em teorias científicas.
Estava inaugurado o Realismo-Naturalismo. No Brasil, essa passagem ocorre em 1881, com a publicação de Memória Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (1839-1908), e de O Mulato, de Aluísio Azevedo (1857-1913). Enquanto o livro de Machado apresenta acentuado viés realista, o de Aluísio é claramente naturalista.
O termo naturalista refere-se ao indivíduo estudioso das ciências naturais - notadamente botânica, zoologia e geologia.
Como colocar o botão de desligar no menu Iniciar?
Como remover conta do Google do Motorola?
Como tirar barra Search the web da área de trabalho?
Como rodar qualquer jogo em PC fraco 2020?
Qual a importância do jovem na política brasileira atual?
Como jogar com os amigos no omlet?
Como citar horas minutos e segundos?
Qual o significado do verbete andorinha?
Como que se fala Anderson em inglês?
O que quer dizer ligação fraca em linkage?
Como se dá o trabalho em equipe?
Qual a melhor rede para pescar na praia?