As principais alterações dos exames que podem ser indicativas de lúpus são:
Quais são os sintomas do Lúpus?
Não existe um único exame para confirmar o Lúpus. A doença é diagnosticada baseada em achados no exame físico e exame de laboratório. O exame do FAN (fator anti núcleo) é o mais reconhecido por sua importância no diagnóstico da doença.
Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”. Além disso, dores e dores podem mantê-lo na cama e fora de seus pés durante toda a duração da crise.
O lúpus pode causar bloqueios nas artérias cardíacas (doença arterial coronariana ou DAC), vazamento de válvulas cardíacas, irritação da camada externa do coração e até insuficiência cardíaca.
Não existe um único exame que permita diagnosticar definitivamente o reumatismo no sangue e, por isso, o médico, além de avaliar os sintomas, pode pedir vários exames como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames de sangue, como o hemograma, VHS e o ASLO, por exemplo.
O que pode desencadear o lúpus? Fatores genéticos, hormonais e também ambientais – a exposição ao sol, por exemplo, é um deles. “É que a luz ultravioleta pode ativar o lúpus”, conta Emilia. Além disso, outros elementos podem servir de pontapé para o aparecimento do problema, como infecções virais e até medicamentos.
Além disso, o médico também pode pedir outros exames de diagnóstico como raio X do tórax ou biópsia renal, para identificar se existem lesões inflamatórias nos órgãos, que possam estar sendo causadas pelo lúpus.
Idade: a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, apesar de poder surgir em todas as idades. A média de idade é em torno de 31 anos. Etnia: lúpus é mais comum em pessoas afro-americanas, hispânicas e asiáticas. É três a quatro vezes maior em mulheres negras do que brancas.
No total são 11 critérios (sintomas e exames de sangue) e o paciente com Lúpus deve apresentar 4 ou mais destes critérios. Sabemos que o FAN (Fator antinuclear), feito pela coleta de sangue, está presente em quase todos os pacientes com Lúpus.
É difícil realizar o diagnóstico para lúpus eritematoso sistêmico, pois os sintomas variam muito de pessoa para pessoa, mudam com o passar de tempo, sobrepõem-se uns aos outros e confundem-se com os sintomas de outras doenças. Não existe nenhum teste específico para diagnosticar o lúpus.
Como colocar sapatos para secar?
Como transformar shapefile em KMZ?
Qual a forma decimal da fração 35 2?
Como transformar arquivos KML em shape?
Tem como fazer Pix no caixa eletrônico do Itaú?
Como reduzir os impactos ambientais causados pela pecuária?
Como Abrir arquivo SKB no SketchUp?
Como referenciar a diretriz de hipertensão?
Quando o promotor de Justiça recebe o inquérito policial este não poderá?
Como citar Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?
Como o efeito cômico é construído *?
Como a atividade física ajuda a manter uma boa postura corporal?
Quando o homem começou a trabalhar?