O lactato produzido no músculo vai para a corrente sanguínea e daí para o fígado, onde é removido do sangue e metabolizado.
Isso porque a taxa de remoção do lactato sangüíneo é tempo dependente, sendo necessário em média 10 minutos para remover o equivalente a 25% do excesso de lactato, 25 minutos para remover 50% e 1 hora e 15 minutos para eliminar 95%, sendo que essa remoção pode ser facilitada, em torno de 15 a 20% durante a recuperação ...
O lactato gerado durante o exercício resulta em uma acidose no organismo onde, este desequilíbrio, aciona o sistema de tamponamento, responsável pela regulação do pH.
Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigénio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP, sem recorrer ao oxigénio.
Sabe-se que o incremento na concentração sanguínea de lactato relaciona-se com aumento da atividade glicolítica; entretanto, existe a possibilidade de elevação na concentração de lactato mesmo em condições predominantemente aeróbias, condições patológicas como doença pulmonar obstrutivo crônica (DPOC), insuficiência ...
A principal fonte de produção de lactato é a quebra de carboidratos chamados de glicogênio. Glicogênio se quebra em uma substância chamada piruvato3 e produz energia. Geralmente esse processo é referido como Energia Anaeróbia devido a não utilização de Oxigênio.
Destarte, os níveis de lactato começam a diminuir exponencialmente quando é atingido o valor de pico após o exercício, o que pode ocorrer entre o primeiro e o sétimo minutos (BENEKE et al., 2005; BRET et al., 2003; DENADAI; DENADAI; GUGLIELMO, 1996; Page 2 566 Cicielski et al. R. da Educação Física/UEM Maringá, v. 19, ...
Está é uma das razões porque lactato é um importante indicador de treinamento. Quando lactato é produzido, isto é uma indicação de que a energia aeróbia está sendo limitada durante a atividade. Quanto mais intensa for a atividade, maior será a produção de lactato. Um maior número de fibras musculares são recrutadas.
O lactato é uma substância importante, pois é considerado sinalizador para o Sistema Nervoso Central, biomarcador de alterações nervosas e de hipoperfusão tecidual, em que há pouca quantidade de oxigênio chegando aos tecidos, e de intensidade da atividade física e fadiga muscular, já que quanto mais intensa a atividade ...
Isso torna o músculo não apenas o principal local de produção do lactato, mas também um tecido primário para a remoção do lactato através da oxidação.
PRODUÇÃO E REMOÇÃO DO LACTATO NO MúSCULO ESQUELéTICO O AL foi descoberto pelo químico sueco Carl Wi - lhelm Schelle, em amostras de leite, em meados de 17806.
O lactato pode se mover rapidamente de uma parte do corpo para outra. Há algumas evidências em que certas quantidades de lactato podem também ser transformadas em glicogênio nos próprios músculos. Normalmente, os músculos que tem a capacidade de utilizar piruvato como fonte de energia, buscam o mesmo na reserva armazenada pelo próprio músculo.
A grande maioria das medidas de lactato utilizam amostras sangüínea, apesar de alguns pesquisadores terem usado amostras musculares. Existe uma relação entre o lactato muscular e o lactato sangüíneo.
Como tirar o WhatsApp de conta comercial?
Qual a melhor tinta para pintar teto de laje?
Qual a cor do cabelo da Lady Gaga no filme Nasce uma estrela?
Que tinta usar para tingir corda de sisal?
Como fazer para pintar roupa branca?
Qual tinta usar para pintar Corino?
Como pintar a garrafa pet com tinta guache?
Como que os quilópodes respiram?
Como fazer para telha de amianto não esquentar?
O que é uma constante de equilíbrio?
Como se define a bissetriz de um ângulo?
Como pintar a parte de trás do cabelo?
O que a geografia crítica deixava de lado?
Como fazer uma pintura de galáxia?
Como Imprimir em DVD Printable?
O que fazer com as tampinhas de garrafa pet?