O rei branco, no diagrama, não pode se mover para cima ou para a esquerda, pois assim ficaria em xeque por causa do bispo, e nem na diagonal para a direita e para baixo, pois assim ficaria adjacente ao rei preto. O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida.
Peões têm outra habilidade especial que é quando um peão chega ao outro lado do tabuleiro ele pode se transformar em qualquer outra peça (isso se chama promoção). Um peão pode ser promovido para qualquer outra peça.
Geralmente, no final, o lado mais forte tentará trocar peças (cavalos, bispos, torres e rainhas), e ao mesmo tempo, evitar a troca de peões.
O Rei afogado ou empate por afogamento é uma situação no xadrez onde o enxadrista tem a vez de jogar, não está em xeque, mas não tem movimentos válidos.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
Promoção é uma regra do xadrez que descreve a transformação de um peão que alcança a oitava fileira em uma peça da escolha do jogador como a dama, torre, bispo ou cavalo. A nova peça substitui o peão na mesma casa que concluiu o movimento. A promoção não é limitada às peças que tenham sido capturadas.
Uma partida de xadrez pode ser dividida em três fases: Abertura, meio jogo e final.
A partir daí, devem ser colocadas ao lado do casal real, em ordem, bispos, cavalos e torres (um de cada lado). Na linha da frente, então, são colocados todos os peões. A partida sempre tem início com o jogador que tem as peças brancas.
Quando vamos iniciar uma partida, as peças devem estar posicionadas conforme o diagrama abaixo: Observe que na posição inicial a dama branca ocupa a casa branca e a dama preta ocupa a casa preta. Na posição inicial, quais as casas ocupadas pelas seguintes peças: Rei branco, Dama pretas, Bispos brancos. É a peça principal do jogo.
A luta entre as peças é travada em um tabuleiro de 64 casas (8×8). Alternando casas pretas com casas brancas. O diagrama acima mostra o posicionamento do tabuleiro. A casa da direita de cada jogador deve ser branca. Para ficar mais fácil a aprendizagem, vamos dividir o tabuleiro em colunas, filas e diagonais. Colunas: Seqüência de casas verticais.
Contudo, a vantagem das brancas é menos significante em jogos rápidos, bem como em jogos de xadrez entre enxadristas amadores .
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