O ser humano é um ser eminentemente social, isto é, um ser que vive em sociedade, vive em grupo. A cultura é produto desta prática societária, ou seja, só há cultura porque há grupos organizados. ... Todas as culturas são dignas, pois são produtos das intenções e sensibilidades humanas.
O ser humano produz cultura pois é um ser social e de raciocínio. Porém pode-se observar que os animais também possuem formas de organização social e cultura, como por exemplo o funcionamento de uma colmeia de abelhas, de uma matilha de lobos.
Somos, no fundo, um produto da ação cultural dos que nos educaram. Mas também somos produtores de cultura, porque comunicamos, pensamos, valoramos e agimos, alterando, de forma variável, o mundo em que vivemos, ou seja a cultura da sociedade a que pertencemos.
Isto porque o ser humano é o principal produto cultural da sociedade em que nasce e se desenvolve. ... Mas também somos produtores de cultura, porque comunicamos, pensamos, valoramos e agimos, alterando, de forma variável, o mundo em que vivemos, ou seja a cultura da sociedade a que pertencemos.
Isso porque a cultura é produzida pelas relações sociais estabelecidas entre os indivíduos, as quais constroem padrões sociais e culturais que podem ser chamados de costumes e tradições. Importante notar assim que cada sociedade e cada povo possui uma cultura própria que os diferencia dos demais.
A origem da palavra cultura vem do termo em latim colere, que significa cuidar, cultivar e crescer. Por isso o termo também está associado a outras palavras, como a agricultura, que trata do cultivo e crescimento das plantações.
Parte do patrimônio de um povo é sua diversidade cultural, que abrange vários aspectos incluídos na hoje reconhecida economia criativa. Esta envolve diversas vertentes: folclore, música, artesanato, modos e modas de vestir e gastronomia.
Em nível mundial, temos diversas culturas. Todas tem seu valor e devem ser respeitadas. Nossas diferenças é que nos fazem únicos e, ao convivermos com culturas diferentes, acabamos aprendendo muito. Por isso, toda e qualquer cultura apresenta sua riqueza e seu valor, não devendo ser julgada ou alvo de preconceito.
Assim, qualquer ser humano está apto a adquirir e a transmitir cultura, como uma máquina na qual pode ser instalado qualquer programa”, detalha. Dessa forma, a cultura seria resultado da própria história de cada indivíduo, mas também de todas as pessoas que viveram antes dele.
“Alguns teóricos, como Lévi-Strauss, acreditam que o homem começou a desenvolver a cultura a partir do momento em que criou a primeira regra”, afirma o especialista, considerado uma das referências na área em todo o mundo. “Clifford Geertz descreve o ser humano como um computador que nasce apenas com o hardware. Os softwares são a cultura.
Nesse sentido, criam-se culturas humanas as quais, grosso modo, consistem em sistemas de pensamento, de costumes, de conhecimentos e saberes específicos para a organização da vida, e que variam e se modificam entre as sociedades.
Para as Ciências Sociais, o conceito de cultura tem um significado diferente: é o conjunto de crenças, regras, manifes tações artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade. Para alguns pensadores, é tudo o que o ser humano produz, tudo o que não é natureza.
Quando aplicado à educação o behaviorismo sustenta qual das ideias?
Como vender sem a máquina PagSeguro?
Como o ar atmosférico pode ser utilizado?
Pode usar portanto no desenvolvimento?
Como o benchmarking auxilia o benchmarking?
Como assistir filmes com amigos pelo PC?
Qual é o recorte temporal do Classicismo?
Como usar o power clip no CorelDRAW?
O que é preciso para ser um cliente oculto?
Como conjugar o pretérito mais-que-perfeito?
O que fazer para ser independente do marido?
Como ser bem sucedido na medicina?
O que dá pra fazer com processador?
Tem como instalar APK na Smart TV?
Como se tornar um consultor online?