Os seres humanos pré-históricos, por exemplo, desenvolveram métodos de marcação em superfícies e paredes de pedras como forma de identificação de suas localizações para que eles não se perdessem.
Antes da invenção da bussola, as pessoas se guiavam pelas estrelas, pela posição do sol, pelos ventos, pelo meio ambiente e por mapas. O uso de estrelas era comum, e muito usado para indicar a posição para onde iam, principalmente na diferenciação de norte e sul.
No caminho dessas descobertas, alguns aparelhos foram utilizados para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos homens em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.
Mapa do Antigo Egito. O Antigo Egito (atual República Árabe do Egito ), atravessado pelo rio Nilo, com 6 500 km e 6 cataratas, limitado por dois desertos ( Deserto da Líbia e Deserto da Arábia ), localizava-se no nordeste da África. Ao norte, o mar Mediterrâneo facilitava a viagem por mar e a atividade comercial com as demais civilizações.
As civilizações clássicas da Grécia e de Roma são consideradas as maiores formadoras da civilização ocidental atual. Destacam-se também os hebreus (primeira civilização monoteísta ), os fenícios (senhores do mar e do comércio e inventores do alfabeto ), além dos celtas, etruscos e outros.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Este artigo carece de reciclagem de acordo com o livro de estilo. Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior. (Janeiro de 2019) As referências deste artigo necessitam de formatação.
No caso da Europa e do Oriente Próximo, diversos povos se desenvolveram na Idade Antiga. Os sumérios, na Mesopotâmia, foram a civilização que originou a escrita e a urbanização, mais ou menos ao mesmo tempo em que surgia a civilização egípcia.