Assim como na despesa, o governo organiza o orçamento da receita, para saber quanto recebe de cada uma dessas fontes, por meio da da classificação da receita. E também como nas despesas, o processo de obtenção de receitas é organizado em fases, que ajudam a planejar e monitorar sua execução.
Para onde vai todo esse dinheiro? Parte dos recursos arrecadados é repassada para os Estados e Municípios, para que eles possam pagar as despesas da própria máquina pública e oferecer a estrutura necessária para a população em diversos âmbitos: na saúde, educação, cultura, lazer, entre outros.
O pagamento de impostos é um dever do cidadão. ... O dinheiro que você paga em impostos é utilizado diretamente pelo Governo Federal, parte considerável retorna aos estados e municípios para ser aplicada nas suas administrações.
Ele vem da arrecadação de impostos e taxas que as pessoas pagam ao governo. É com esse dinheiro que os serviços públicos são executados e mantidos. Por isso, as pessoas têm direito ao serviço público eficiente e de qualidade.
ICMS
Maior fonte de arrecadação do Estado, assim como nos outros meses, o ICMS liderou a receita.
Tendo em vista o valor final de todos os tributos arrecadados (cerca de R$ 1,3 trilhão), 68% dessa quantia fica com a União, deste total, 58% vai para Brasília, 24% para os estados e 18% para os municípios.
“Por isso o governo federal parou de criar impostos e começou a criar as contribuições”, explica João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Mas há exceções, e a própria Cide é uma delas: parte de sua arrecadação vai para estados e municípios.
Em geral, as contribuições não são partilhadas entre os entes da federação. “Por isso o governo federal parou de criar impostos e começou a criar as contribuições”, explica João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Atualmente, a Receita Federal acredita que empresas precisam gastar 240 horas no ano para pagar impostos, o que equivale a 10 dias de trabalho. O governo federal acredita que a redução dessa burocracia poderia deixar as empresas mais eficientes e, indiretamente, diminuir o preço dos produtos.
O brasileiro paga – entre impostos, taxas e contribuições – 73 tipos de tributos federais, estaduais e municipais.
O que acontece se deitar depois do botox?
Quanto tempo o bebê fica no banho de luz?
Qual é o grau mais alto do autismo?
Qual o preço de um maço de Hollywood?
É bom passar pasta de dente no rosto?
Qual é a doença do Benjamin Button?
Como fazer um sumário com título e subtítulo?
Pode antecipar férias de gestante?
Qual a melhor vitamina natural para engordar?
São objetivos da direção defensiva?
Qual a pedra mais pesada do mundo?
Porque algumas pessoas têm o corpo gelado?
O que acontece se não comemos?
Qual cerveja tem mais álcool no Brasil?