O levantamento feito pelo pesquisador detalhou como a seleção brasileira de futebol foi utilizada como instrumento de propaganda política durante os chamados “anos de chumbo” da ditadura. ... Com o afastamento de Costa e Silva, Médici assumiu e os planos de atrelar a imagem da presidência da república ao futebol seguiram.
O futebol e a Ditadura Militar no Brasil. ... Os problemas de organização no futebol brasileiro já eram grandes, mas o que a Ditadura fez foi criar um monstrengo na Confederação Brasileira de Desportos (CBD), presidida então por João Havelange (que depois reproduziria a ideia na Fifa, que também presidiu).
A vitória da seleção consagrou o Brasil como o país do futebol, mas também contribuiu para vangloriação do regime opressor.
Ele e Médici perceberam que o Futebol podia ser usado como forma de distração para as massas aí elas se alienavam e ficavam mais fácil de controlá-las. Médici até criou um torneio com seu nome era o "Torneio General Emílio Garrastazu Médici";Pessoalmente vejo este torneio como egocentrismo por parte dele.
O esporte, nesse contexto, funciona como ferramenta para formação ideológica, controle do corpo e do tempo livre da população. O objetivo era a criação do cidadão a serviço do Estado, capazes de servir a nação e manter o corpo social harmônico.
Por outro lado, vozes aqui e ali tentaram dizer que alguma coisa não ia bem. Como em outros campos da sociedade, o futebol brasileiro durante a ditadura militar foi espaço de conivência e atrito, submissão e tensionamento, propaganda e resistência.
Há 50 anos, a exibição do Brasil na estreia da Copa do Mundo de 1970 consagrava a marca universal do país do futebol, mas, ao mesmo tempo, uma das seleções mais encantadoras de todos os tempos também contribuía para a normalização do período mais repressor e sanguinário da ditadura militar.
O presidente Médici era apresentado como um "homem do povo" e "apaixonado por futebol". A vitória da seleção brasileira sobre a seleção italiana por 4 a 1, na final, foi bastante explorada pela propaganda do governo Médici em slogans do tipo "Ninguém segura este país" ou "Brasil; ame-o ou deixe-o".
O programa do regime militar afirmava que o Brasil estava se tornando uma potência no mundo. A Copa do Mundo ocorreu no meio desse contexto de repressão muito grande, já que o país vivia o auge do AI-5, que vigorava desde 1968”, explica Rodrigo Patto, professor de história da UFMG.
Ao final dos 90 minutos, o placar era de 4–1 para a equipe brasileira. O título serviu de propaganda política, quando o país estava no auge da ditadura militar brasileira. Este título também pôs o Brasil como a primeira seleção a ser tricampeã, confirmando a superioridade brasileira em relação ao futebol mundial.
Quantos mil habitantes tem em Sobradinho Distrito Federal?
É possível uma pessoa se apaixonar por alguém pela internet?
Quantas vezes posso usar glicerina no cabelo?
Quantos livros foram escritos por Moisés?
O que aconteceu com o Morro do Bumba?
Qual a principal atividade econômica da Argentina?
Qual é a luta mais forte do mundo?
Quanto pagar de INSS para ter uma boa aposentadoria?
O que causa a queima do motor de arranque?
Como evitar ressecamento de plástico?
Como o Word lhe mostra uma palavra digitada de forma incorreta?
Qual a diferença entre o sangue e o plasma?
Qual o violão com o braço mais fino?