Diversos estudos já comprovaram que a falta de sono aumenta riscos em cardiopatas e piora crises em portadores de dor crônica. Por outro lado, uma noite bem dormida pode reduzir o risco de obesidade e hipertensão, além de proteger contra o declínio cognitivo relacionado às demências.
Ela aumenta o “risco cardiovascular,”, colocando você em maior risco de ter problemas como derrames e infartos. Ela também está associada com pressão alta, diabetes e obesidade. Além dos problemas de saúde física, o sono também é um fator que contribui para os problemas de saúde mental, como a depressão.
O sono desempenha um papel importante na saúde mental e física. Assim, quem não tem um sono de boa qualidade pode ficar irritado e exausto a curto prazo. Além disso, a falta de sono está ligada a vários problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e depressão.
A Dra. Regina afirma que diversos distúrbios podem prejudicar a qualidade do sono, sendo a síndrome da apneia do sono e a insônia os mais prevalentes. Entre os menos comuns, a médica cita o sonambulismo, pesadelos, distúrbio comportamental do REM, movimento periódico de membros em sono, paralisia do sono e outros.
Estresse, preocupação, medo, ansiedade e receber más notícias podem causar problemas de sono. Muitas vezes, as perturbações se dissipam quando o distúrbio emocional é resolvido. No entanto, algumas dessas emoções podem eventualmente se transformar em depressão, que também pode causar estragos no sono de uma pessoa.
Para se ter um bom sono, alguns fatores são muito importantes: Que o sono não seja fragmentado, tenha uma continuidade e duração adequada. Os despertares durante o sono acabam levando a pessoa a acordar cansada; estágios do sono adequado, ou seja, teve a quantidade de sono profundo adequado para o ser restaurador.
A leptina é outro hormônio produzido nas primeiras horas de sono e ela é responsável pela sensação de saciedade, o que explica a necessidade que as pessoas que dormem menos do que necessitam têm de comer, principalmente alimentos ricos em carboidratos – é que elas produzem menos leptina.
A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.
No trabalho, o indivíduo que dorme mal tem mais chances de tomar decisões erradas. Além disso, ocorre falta de atenção, diminuição da capacidade criativa, redução da motivação e dedicação para aprender, irritação, mau humor, fragilidade física e emocional, lentidão, esquecimento, entre outros.
É ela estar disposta físico e mentalmente para trabalhar, fazer suas atividades. Ou seja, vai ter uma concentração melhor, uma performance melhor no trabalho. Se a pessoa dorme bem, ela tem um humor melhor. E, se você tem um sono bom, provavelmente você vai ter sonhos de qualidade e de conteúdos positivos.
Como agradar alguém com Vênus em Câncer?
O que fazer para agradar a Pomba Gira?
Quais são as palavras de afeto?
Como fazer para voltar os acentos do teclado?
Quais são as proteínas que os fármacos atuam após a biotransformação?
O que uma pessoa relativamente incapaz pode fazer?
Como identificar homem possessivo?
Quanto custa uma cirurgia de reconstrução de lóbulo?
Quando é possível ver a Estrela Dalva?
O que deve ser visto em uma vistoria de apartamento?
Qual paraíso astral de Gêmeos?
Quem é o usuário da Light no One Piece?
Como lavar máscara descartável?
Como lavar o cabelo depois de cirurgia no nariz?
O que a cola Super Bonder cola?
Quantos km o Uno Smart faz por litro?