O fósforo pode ser levado para rios, lagos e mares. Em ambientes aquáticos, o fósforo pode ser aproveitado pelos seres vivos ou sedimenta-se e ser incorporado às rochas em formação. ... Acontece quando uma parte dos átomos de fósforo é reciclada entre o solo, plantas, animais e decompositores.
Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento. A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou à água. Daí, parte dele é arrastada pelas chuvas para os lagos e mares, onde acaba se incorporando às rochas.
O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4- em solos ácidos e HPO42- , é um nutriente altamente dependente de acidez e umidade do solo.
O fósforo não é encontrado livre na natureza, mas na forma de fosfatos, principalmente. Pode ser extraído dos fosfatos de metais alcalino-terrosos, que são encontrados em depósitos de rochas de minerais como a clorapatita, a fluorapatita e a vivianita.
Abundância e obtenção. Devido a sua reatividade, o fósforo não é encontrado nativo na natureza, porém forma parte de numerosos minerais. A apatita é uma importante fonte de fósforo, existindo jazidas relevantes deste mineral no Brasil, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e em outros países.
A deficiência de fósforo pode reduzir tanto a respiração como a fotossíntese; porém, se a respiração reduzir mais que a fotossíntese, os carboidratos se acumulam, deixando as folhas com coloração verde-escura.
O fósforo é muito importante para os seres vivos, pois está relacionado com a estrutura e a parte funcional desses organismos. A principal importância é o estoque de energia armazenada em ATP, muito importante para que diversos processos celulares ocorram. Além disso, está presente na composição de proteínas, organelas e material genético.
As plantas absorvem o íon fosfato disponível no solo para realizar suas funções básicas. Por meio do fluxo de matéria e energia da teia alimentar, esse e outros elementos são repassados para os demais animais. Quando os animais e as plantas morrem, os decompositores atuam em seus corpos, fazendo que os detritos orgânicos retornem ao solo.
O fósforo é o segundo não-metal mais abundante no organismo humano, sendo que 80% deste está na forma de cristais de fosfato de cálcio (Ca2 (PO4)2) e fosfato de magnésio (Mg2 (PO4)2) nos ossos e nos dentes. Além desses sais, o restante do fósforo é metabolicamente ativo e distribuído pelos líquidos corporais.
Este ciclo, ao contrário de outros ciclos biogeoquímicos, não passa pelo ar porque não há muitos compostos gasosos baseados em fósforo. A principal reserva de fósforo é encontrada na água dos rios, lagos e oceanos (hidrosfera), mas também em sedimentos e rochas (litosfera).
Como se lê os números inteiros?
Qual a melhor tinta de cabelo para quem tem alergia?
Como se ler o número decimal 0 7?
Como se calcula a altura de um prisma quadrangular?
Como aplicar ceftriaxona injetável?
Qual o aumento total do microscópio óptico?
Como fazer o cálculo do azimute?
Como se calcula o calor sensível?
Como calcular o PIBpm fórmula?
Como descobrir o arco cosseno?