Um dos momentos decisivos para a Partilha da África foi a Conferência de Berlim, que tinha por principal objetivo estabelecer um acordo pacífico e “amigável” para a disputa por território entre os países europeus, já que esses territórios da África eram cobiçados pelas nações europeias desde a queda do império ...
O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.
O Imperialismo na Ásia ocorreu no ao longo do século XIX quando potências europeias, o Japão e os Estados Unidos ocuparam regiões asiáticas. A expansão para a Ásia se deveu a fatores econômicos como a garantia de matérias-primas para as indústrias, mercado para os produtos e ideológicos como civilizar estes povos.
Consequências. Antes da Partilha da África, os reinos africanos estavam dentro de fronteiras naturais definidas de acordo com os grupos étnicos que compunham estes reinos. Os estados africanos foram traçados por fronteiras artificiais segundo a vontade do colonizador europeu.
É importante salientar que nem todas as nações participantes do Tratado receberam territórios africanos; todavia, havia um interesse comum entre elas quanto aos futuros acordos comerciais. Os principais países que ficaram com as maiores porções de territórios no continente africano foram a Inglaterra e a França.
Imperialismo na Ásia. O Imperialismo na Ásia levou a repartição do continente entre as várias potências européias no final do século XIX e início do século XX. As instabilidades geradas pela corrida em busca de domínio de territórios no continente foi uma das causas da Primeira Grande Guerra Mundial.
O imperialismo na China foi marcado por batalhas e revoltas contra o domínio Japonês e inglês. O contexto do imperialismo na China acontece na segunda-fase da Revolução Industrial, onde a aceleração da produção significava maiores buscas por matérias primas e mercados consumidores.
Anteriormente, várias regiões do continente asiático já estavam sob ocupação ou influência europeia, especialmente dos portugueses (várias áreas da Índia e Indonésia, Sri Lanka, Malaca ( Malásia ), Macau (China), Mascate (Omã), Barém, e Nagasaki (Japão)), espanhóis ( Filipinas) e holandeses (Indonésia, conhecida como Índias Holandesas).
A colonização europeia na Ásia ocorreu com maior intensidade no final do século XIX, ainda que o controle e domínio já ocorressem na região desde o século XVI, principalmente na Índia, que inicialmente era administrada por Portugal, assim como a as regiões da Indonésia, Sri Lanka, Malaca e Malásia.
A Europa do século XIX vivenciou transformações profundas possibilitadas pelo grande desenvolvimento tecnológico do período. Novas fontes de energia passaram a ser utilizadas, como a energia elétrica e o uso do petróleo para produção de combustível para os motores à combustão.
Assim, África, Ásia e Oceania transformaram-se em alvos dos países europeus, desejosos em implantar um sistema de exploração econômica intensa nessas regiões. O continente mais disputado foi o africano, onde uma série de potências europeias instalaram-se e criaram colônias exploratórias.
Quais os benefícios de comer banana pela manhã?
O que é redistribuição do processo?
Qual a menor nota de corte para UFF?
Qual é a importância da avaliação Institucional na educação Infantil?
Como acabar com a gordura das bochechas?
Quais são os efeitos colaterais do Miorrelax?
Como ativar legenda no Facebook Android?
Qual a diferença entre Radiesse e Sculptra?
Como ativar o Testingcheats no The Sims 4?
Quais os efeitos colaterais das enzimas?
Em que ano Tarsila de Amaral concluiu a obra?
O que engorda mais cerveja ou pão?
O que acontece se tomar 3 comprimidos de dipirona de uma vez?
Quais as características do discurso direto?