O estado absolutista tributava os pobres. A classe senhorial estava isenta de impostos diretos. ... A centralização econômica, o protecionismo e a expansão ultramarina engrandeceram o Estado, ao mesmo tempo em que beneficiaram a burguesia emergente.
Concomitantemente, a burguesia também apoiou a figura do rei absolutista ao perceber os problemas que o poder local e a falta de unidades fiscais e monetárias causavam aos seus negócios. ... Por isso, a burguesia via com bons olhos a ascensão de uma autoridade capaz de estabelecer tais padrões.
O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. ... Desta maneira, o rei era a figura ideal para concentrar o poder político e das armas, e garantir o funcionamento dos negócios.
Os nobres compunham a classe social detentora das forças militares e de uma parcela considerável das terras disponíveis no mundo feudal. Mediante essas prerrogativas, ocupavam junto ao clero importantes funções políticas que marcaram o período.
Os nobres que os apoiaram (que não foram todos ,muitos lutaram contra a centralização, defendendo o seu próprio poder político) o fizeram pois ocupariam postos na administração do Estado, enquanto que a alta burguesia o fez para que houvesse reformulação do sistema de impostos (com o fim das "alfândegas feudais") e a ...
Necessitando do pagamento de mais impostos para expandir a máquina administrativa dos reinos que se centralizavam politicamente, os reis se aliariam com a burguesia ao promover a economia mercantil; bastante importante, neste sentido, seria o incentivo feito à manutenção de rotas comerciais dentro e fora do continente ...
b) Como era justificada ideologicamente? Resposta da questão 6: a) Absolutismo monárquico. leis de uma nação dependiam exclusivamente da vontade do rei, representante supremo do Estado.
A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.
A nobreza representava uma forte base de sustentação política capaz de legitimar a autoridade do monarca. Por essa razão, os nobres foram amplamente privilegiados no interior do estado absolutista ao ter a isenção sobre diversos impostos, além do expressivo poder de barganha política para obter favores pessoais do rei.
Um dos principais defensores do absolutismo foi o inglês Thomas Hobbes (1588-1679). Hobbes defendeu, em sua obra " Leviatã ", inicialmente, os seres humanos viviam no estado de natureza, onde havia a "guerra de todos contra todos".
O absolutismo previa um soberano, governando para súditos da mesma religião, como fez Henrique VIII, na Inglaterra A teoria que embasava o absolutismo era o "Direito Divino". Idealizada pelo francês Jacques Bossuet (1627-1704), sua origem estava na Bíblia.
O grande exemplo de monarquia absolutista inglesa é o reinado de Henrique VIII (1509-1547) e o de sua filha, a rainha Elizabeth I (1558-1603) quando uma nova religião foi estabelecida e o Parlamento foi enfraquecido.
Quais são as funções do aparelho respiratório?
Qual dessas atividades não compete ao CAU BR?
Como ocorre a participação dos empregados em relação ao custeio da previdência social?
Como ocorre a ligação entre dois aminoácidos que tipo de ligação ocorre?
Como formatar um HD de um notebook?
Qual a influência da pressão na densidade?
Como formar substantivos compostos com a palavra mão?
Como ocorre a pequena circulação circulação pulmonar?
Como ocorre o impulso elétrico nos neurônios?
Como formata um cartão de memória?
Como formatar o computador sem iniciar?
Como ocorre a percepção do sabor?
Como fazer restauração do sistema Windows 7 pela BIOS?
O que são fluxos materiais e fluxos imateriais Cite exemplos?
Como montar uma associação comunitária?
O que aconteceu no governo da rainha Elizabeth 1?