Trata-se do conjunto de ações que buscam melhorar o ambiente de trabalho, a integração entre os funcionários e o engajamento. Hoje, é uma das ferramentas mais eficaz para reduzir o turnover, além de auxiliar na captação dos profissionais mais qualificados no mercado para sua empresa.
Planejamento de Endomarketing em 6 Passos
Estabeleça canais de comunicação interna Uma sólida comunicação interna é a base essencial para um bom endomarketing. Não é uma estratégia para ser trabalhada sozinha, como já vimos, mas a clareza das informações é parte importante para gerar um sentimento positivo e aumentar a satisfação.
O objetivo central do endomarketing é focar nas pessoas para gerar resultados. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero.
O endomarketing proporciona um clima organizacional saudável em que os trabalhadores se sentem à vontade, confortáveis e mais satisfeitos. Com ações relevantes de Endomarketing, os colaboradores sentem-se valorizados por sua empresa e, além de contribuir com um ambiente saudável, serão fieis a sua marca.
Como dissemos anteriormente, o endomarketing é um trabalho conjunto, movido pelos setores de RH e marketing. Para iniciar uma estratégia eficiente, é preciso que você lance um olhar honesto para o ambiente da sua empresa e tente entender quais são as maiores dificuldades e necessidades de seus colaboradores.
Endomarketing é uma estratégia de marketing focada nos colaboradores de uma empresa. ... Muitas pessoas pensam que comemorar o aniversariante do mês e colocar recados na cozinha é o suficiente para uma estratégia de endomarketing bem-feita.
“Endomarketing é o conjunto de ações e estratégias de marketing. Elas são destinadas a melhorar o relacionamento interno e bem-estar dos colaboradores da empresa, a fim de envolvê-los no negócio para gerar mais motivação, melhorar a produtividade e, como resultado final, conquistar mais clientes satisfeitos.”
São dois os setores responsáveis pelo marketing interno e endomarketing: o de comunicação e o de Recursos Humanos. É muito importante que eles trabalhem em conjunto, sejam próximos, mantenham uma boa comunicação e alinhamento de todas as ações pensadas, para que essas duas práticas funcionem da melhor forma.
Caso exista uma vertical dentro do marketing da empresa, já é suficiente para implementar o Endomarketing. Independente do porte das empresa e da classificação do setor que cuidará do Endomarketing, os responsáveis devem entender os perfis pessoal e profissional dos funcionários.
O endomarketing é também conhecido como marketing interno. Isto porque ele lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca da empresa na qual trabalha. Não é novidade nenhuma que um trabalho de marketing excelente é incompleto se a experiência do cliente for ruim.
Autor do livro Endomarketing – como praticá-lo com sucesso, considerado uma das mais importantes obras sobre o assunto, Bekin leva o conceito de endomarketing a outro patamar. Para ele, o objetivo de qualquer empresa é desenvolver um produto ou serviço que esteja de acordo com a necessidade do consumidor e que atenda suas expectativas.
Endomarketing vai muito além da organização de eventos. Trata de melhorar a comunicação interna. Vale destacar que, apesar do nome, não se restringe exclusivamente ao Marketing. Pelo contrário, o RH é fundamental para o sucesso de uma estratégia de endomarketing. É o RH que identifica os desejos do cliente interno e os traduz de forma clara.
Tem alguém assistindo Netflix?
O que deve conter na discussão de resultado de um TCC?
Como aprender a usar a navalha?
Onde fica o número de série do certificado digital?
Como e quando se formou o Império Macedonico?
Como escreve a palavra asinha de frango?
Como solicitar fralda pelo SUS?
O que é que tem dentro do ouvido?
Onde retirar o certificado do Encceja em Curitiba?
Como saber se você é uma pessoa lógica?
Qual a ligação entre ansiedade e depressão?
Qual a paisagem mais bonita do mundo?
Como surgiu a Serra do Espinhaço?