Endomarketing é a estratégia capaz de conquistar o coração e a mente dos profissionais que trabalham na sua empresa por meio de ações, atitudes e ideias incríveis. Com ele, você reduz a alta rotatividade de funcionários (turnover) e atrai profissionais altamente qualificados.
As ações de endomarketing focam em reter, motivar, engajar e encantar os colaboradores. Investir em eventos é uma excelente estratégia! Além de unir as pessoas em um momento de descontração, este tipo de promoção demonstra que a organização reconhece a importância de todos os seus funcionários.
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).
Uma efetiva comunicação interna é considerada o alicerce para um bom desenvolvimento do endomarketing. ... Assim, uma organização que deseja ter uma boa imagem precisa focar na comunicação interna. Para criar estratégias de endomarketing, as equipes do RH e de marketing da empresa devem trabalhar juntas.
Ou seja, o endomarketing é o uso dos conceitos do marketing tradicional, porém aplicados aos funcionários, com o objetivo de alcançar maiores e melhores resultados. A ideia é deixar os colaboradores alinhados e engajados, dessa forma eles sabem o que devem fazer e tem vontade de executar da melhor maneira possível.
8 estratégias de endomarketing para a sua empresa
Resumidamente, o endomarketing: Otimiza a motivação interna, pois oferece um sentido ao ambiente de trabalho; Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe; Melhora a qualidade de vida no trabalho; Aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores.
Endomarketing é uma estratégia conjunta entre os setores de marketing e recursos humanos que vê os funcionários como clientes internos. Assim, ele busca promover a empresa junto aos seus colaboradores para que se tornem verdadeiros defensores da marca. Muitas pessoas confundem o endomarketing com a comunicação interna.
O endomarketing é também conhecido como marketing interno. Isto porque ele lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca da empresa na qual trabalha. Não é novidade nenhuma que um trabalho de marketing excelente é incompleto se a experiência do cliente for ruim.
Autor do livro Endomarketing – como praticá-lo com sucesso, considerado uma das mais importantes obras sobre o assunto, Bekin leva o conceito de endomarketing a outro patamar. Para ele, o objetivo de qualquer empresa é desenvolver um produto ou serviço que esteja de acordo com a necessidade do consumidor e que atenda suas expectativas.
Endomarketing vai muito além da organização de eventos. Trata de melhorar a comunicação interna. Vale destacar que, apesar do nome, não se restringe exclusivamente ao Marketing. Pelo contrário, o RH é fundamental para o sucesso de uma estratégia de endomarketing. É o RH que identifica os desejos do cliente interno e os traduz de forma clara.
Desta forma, um bom trabalho de endomarketing é importante para atrair candidatos excelentes e, consequentemente, aumentar suas vendas. Como o marketing começa dentro de casa, fiz este guia completo com tudo que você precisa saber para começar seu planejamento de endomarketing.
Quais são os elementos que compõem os jogos de empresas?
Como jogar água no vidro do HB20?
Tem como saber se estou grávida depois do período fértil?
O que é preciso para ser um enfermeiro chefe?
É possível pedir exclusivamente dano moral?
O que fazer quando a pessoa tem um surto psicótico?
Como contar os batimentos cardíacos no ECG?
Como saber se o Office 365 está ativado?
Como se realizam os exames e os levantamentos de controles internos?
Quem tem multa no título pode votar?
O que é a Regra do Octeto é qual a sua importância para a estabilidade dos átomos?
O que sente uma grávida de 2 meses?
Como os átomos podem ser manipulados?
Como embutir a legenda em um vídeo?
Como calcular para saber se estou acima do peso?
Como os átomos radioativos podem ser usados como fonte de energia na medicina e armas militares?