Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
O processo de síntese proteica, também denominado de tradução, baseia-se na leitura do RNA mensageiro e na união de aminoácidos correspondentes à sequência de códons (sequência de três bases nitrogenadas) presentes nesse RNA.
Os códons em um RNAm são lidos durante a tradução, começando com um códon de início e continuando até que um códon de parada é alcançado. Os códons de RNAm são lidos de 5' para 3', e especificam a ordem dos aminoácidos em uma proteína da região N-terminal (metionina) para a C-terminal.
A sequência de aminoácidos de uma proteína será determinada pela disposição das bases nitrogenadas em um RNAm. Este, por sua vez, será produzido a partir de uma molécula de DNA. Podemos dizer, portanto, que o DNA fornece as informações para a produção das proteínas.
Na síntese proteica, a informação contida no DNA é transcrita para o RNAm e, em seguida, traduzida numa sequência de aminoácidos, formando a proteína. A síntese proteica é o processo de formação das proteínas.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. Códon é uma trinca de bases nitrogenadas do mRNA, que tem sua trinca complementar (anticódon) no RNA transportador correspondente.
Do DNA à proteína – como são sintetizadas as proteínas? As proteínas são um dos blocos de construção do nosso organismo. São essenciais para a estrutura das nossas células, para catalisar reações bioquímicas ou para o transporte de moléculas, como o oxigénio molecular.
As proteínas têm inúmeras funções no nosso organismo. Têm um papel importante no sistema imunitário, onde desempenham a função de anticorpo. Aceleram reações químicas que ocorrem nas nossas células, desempenhando a função de enzima. Transmitem sinais entre órgãos e tecidos, sendo designadas por hormonas.
As proteínas são sintetizadas no citoplasma das células e o DNA que está localizado no núcleo celular não consegue daí sair. Por um lado, é demasiado grande para atravessar os poros da ...
A informação genética está codificada em cadeias de DNA (ou, em português, ADN: ácido desoxirribonucleico), que estão fascinantemente organizadas e compactadas em cromossomas. O DNA tem uma estrutura de dupla cadeia em hélice formada por vários blocos de construção chamados nucleótidos: adenina, timina, citosina e guanina.
O que causa lesão na coluna cervical?
Quantos volts bateria do celular?
Quantas partidas para liberar rank Valorant?
O que o excesso de proatividade pode causar para o profissional?
Quais são as preliminares de mérito no processo penal?
Quais outros atos que podem responsabilizar o advogado na sua atuação profissional?
O que é validação de segurança?
É possível a alteração da competência no curso do processo?
Qual é a pena por estelionato?
Como reproduzir vídeo em formato AVI?
Quais são os gêneros não binários?
Qual foi o maior massacre da história?
Qual progressiva afina menos o cabelo?
O que é encefalite no cérebro?
Quanto tempo dura o tomate na geladeira?
Como fazer suas publicações serem vistas no Instagram?