Em resumo, o DNA é "transcrito" pelo RNA mensageiro (RNAm) e depois a informação é "traduzida" pelos ribossomos (compostos RNA ribossômico e moléculas de proteínas) e pelo RNA transportador (RNAt), que transporta os aminoácidos, cuja sequência determinará a proteína a ser formada.
O processo de síntese proteica, também denominado de tradução, baseia-se na leitura do RNA mensageiro e na união de aminoácidos correspondentes à sequência de códons (sequência de três bases nitrogenadas) presentes nesse RNA.
Os códons em um RNAm são lidos durante a tradução, começando com um códon de início e continuando até que um códon de parada é alcançado. Os códons de RNAm são lidos de 5' para 3', e especificam a ordem dos aminoácidos em uma proteína da região N-terminal (metionina) para a C-terminal.
A sequência de aminoácidos de uma proteína será determinada pela disposição das bases nitrogenadas em um RNAm. Este, por sua vez, será produzido a partir de uma molécula de DNA. Podemos dizer, portanto, que o DNA fornece as informações para a produção das proteínas.
Na síntese proteica, a informação contida no DNA é transcrita para o RNAm e, em seguida, traduzida numa sequência de aminoácidos, formando a proteína. A síntese proteica é o processo de formação das proteínas.
O processo de tradução gênica consiste em unir aminoácidos de acordo com o a sequência de códons do RNA mensageiro. Códon é uma trinca de bases nitrogenadas do mRNA, que tem sua trinca complementar (anticódon) no RNA transportador correspondente.
Do DNA à proteína – como são sintetizadas as proteínas? As proteínas são um dos blocos de construção do nosso organismo. São essenciais para a estrutura das nossas células, para catalisar reações bioquímicas ou para o transporte de moléculas, como o oxigénio molecular.
As proteínas têm inúmeras funções no nosso organismo. Têm um papel importante no sistema imunitário, onde desempenham a função de anticorpo. Aceleram reações químicas que ocorrem nas nossas células, desempenhando a função de enzima. Transmitem sinais entre órgãos e tecidos, sendo designadas por hormonas.
As proteínas são sintetizadas no citoplasma das células e o DNA que está localizado no núcleo celular não consegue daí sair. Por um lado, é demasiado grande para atravessar os poros da ...
A informação genética está codificada em cadeias de DNA (ou, em português, ADN: ácido desoxirribonucleico), que estão fascinantemente organizadas e compactadas em cromossomas. O DNA tem uma estrutura de dupla cadeia em hélice formada por vários blocos de construção chamados nucleótidos: adenina, timina, citosina e guanina.
Como é feito o sorteio de rifa pela loteria federal?
O que fazer durante um assédio?
Como tirar todo ferrugem do sistema de arrefecimento?
Como Destacar uma palavra no Excel?
Como desativar sincronização de E-mail?
Como realizar os movimentos do Muay Thai com segurança *?
Como desativar a polícia no GTA San Andreas?
Como dar forma ao cabelo ondulado?
Como tirar segunda via de certidão de casamento de graça?
Como retirar senha de atendimento no Banco do Brasil?
Como faço para parar a sincronização do Gmail?
Quais são as etapas do planejamento de marketing?
Quanto tempo demora para receber o dinheiro no processo trabalhista?
Qual melhor kit da Salon Line para cabelos cacheados?
Como realizar um sorteio no Instagram?
Como tirar a solda de uma placa sem sugador?