A floresta amazônica recicla a umidade que é trazida do oceano e gerar sua própria chuva. ... O desmatamento interrompe esse mecanismo de evapotranspiração — a soma de transpiração das árvores e evaporação da terra e dos oceanos — e, assim, diminui a disponibilidade das chuvas “recicladas”, como dizem os cientistas.
As árvores absorvem a água da chuva e depois liberam umidade de volta para o ar através do processo de evapotranspiração. Essa umidade resulta em chuvas posteriores. Quando as florestas são derrubadas, evapotranspiração e mais água escorre para os rios, deixando menos umidade para a formação de chuva.
Quando há uma estação mais seca na floresta ou um aumento do desmatamento ocorre desequilíbrio desses rios voadores e de todo o sistema hidrológico envolvido”, explica Astrini. A consequência seria uma redução nas chuvas e na umidade no Pantanal, o que favorece a proliferação de incêndios.
O clima influencia a formação da vegetação, e a vegetação contribui para a dinâmica do solo. Desta forma, é clara a existência de uma relação entre vegetação, clima e solo. A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço.
A Amazônia funciona como uma bomba d`água. Toda a umidade evaporada do Oceano Atlântico segue floresta adentro pelos ventos alíseos, é descarregada em forma chuva, que cai na floresta, e é muita chuva, que coloca a região em uma das mais quentes e úmidas do planeta.
Qual o rendimento de 1kg de porcelanato líquido?
Qual é o objetivo da arte religiosa?
Quais são os Orixás encantados?
O que é texto informal exemplos?
Qual a melhor luta para definir o corpo feminino?
Quanto tempo depois da lipo a Virgínia engravidou?
Quantos apostadores acertaram a Lotofácil da Independência?
Como se escreve a palavra vestes?
Quais são as 3 fases da língua portuguesa?
Como por animações no powerpoint?