O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
Em momentos de estresse e nervosismo, o cortisol (produzido pelas glândulas suprarrenais) tende a ser liberado em maior quantidade no nosso organismo. É por isso, inclusive, que ele é conhecido como hormônio do estresse, uma vez que é acionado justamente em situações de nervosismo.
Estar em alguma situação de perigo (ou de estresse) faz o corpo disparar uma reação conhecida como “luta ou fuga”. Nela, ocorre uma maior liberação de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que têm o efeito de subir a pressão arterial – e aqui mora o perigo em pessoas com hipertensão.
No sistema cardiovascular, o cortisol atua aumentando a atividade adrenérgica, estimulando a vasoconstricção, o que leva ao aumento da pressão arterial. Além disso, em altas doses o cortisol pode atuar como a aldosterona, tendo assim um efeito mineralocorticoide, aumentando o volume hídrico.
Tem sido demonstrado na literatura que o cortisol age como um antagonista fisiológico da insulina, por promover a quebra das moléculas de carboidratos, lipídeos e proteínas, desta maneira mobilizando as reservas energéticas. isto aumenta a glicemia e a produção de glicogênio pelo fígado.
Quando seu corpo percebe qualquer tipo de ameaça, as glândulas suprarrenais ficam em movimento. Elas liberam tanto o cortisol quanto a adrenalina, que aumentam o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea, tensionam os músculos e aumentam o foco. Tudo isso serve para ajudá-lo a reagir à situação em questão.
O estresse crônico e, portanto, os níveis cronicamente elevados de cortisol podem promover a obesidade através de efeitos na acumulação de gordura. Os efeitos do cortisol são mediados por receptores de glicocorticóides, que têm uma concentração particularmente elevada no tecido adiposo visceral.
O cortisol alto é causado pelo consumo de corticóides por período acima de 15 dias, ou pelo aumento da produção deste hormônio nas glândulas supra-renais, devido a estresse crônico ou algum tumor.
Cortisol e estresse estão relacionados! Entenda a função desse hormônio no corpo O cortisol é conhecido como 'hormônio do estresse' porque é liberado em maior quantidade em situações de tensão Conhecido como "hormônio do estresse", o cortisol é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo.
De maneira complementar, o estímulo de cortisol a longo prazo gera uma ativação dos estímulos b-adrenérgicos vindos das catecolaminas. Ambos os mecanismos atuam em conjunto reduzindo a produção de ILs inflamatórias e derivando a resposta imune para th-2, que é extracelular.
O cortisol desempenha um papel importante em nossa saúde e bem-estar, elevando seus níveis com cada problema que identificamos como uma ameaça. Quando nossos níveis de cortisol são ótimos, nos sentimos mentalmente fortes, esclarecidos e motivados. Quando nossos níveis são baixos, tendemos a nos sentir confusos, apáticos e cansados.
O cortisol, apesar de ter uma má fama, deve ter um nível basal durante o dia para nos manter despertos e ativos, reduzindo-se durante a noite. Os níveis de cortisol também são variáveis dentro do próprio dia: há pessoas que são mais ativas pela manhã e outras que só aceleram o ritmo após o almoço.
Como alterar o idioma do LibreOffice no Mac?
Como liberar 100% da velocidade da sua internet?
Como mudar o idioma do Hotmail do inglês para o português?
Como alterar o endereço na prefeitura de SP?
Como puxar assunto com alguém que vc não fala à muito tempo?
Como mudar o endereço do Hotmail?
Como ficar forte Ragnarok Mobile?
Quem podia votar de acordo com a Constituição de 1824?
Como isentar o veículo do rodízio?
Qual tom usar para Morena iluminada?
Como se sair bem no exame psicotécnico?
Foi aprovado a extensão do seguro desemprego?
Como saber se uma panela e de indução?
Como se vestir bem com roupas simples masculino?
Quando devo me preocupar com uma pancada na cabeça?
Como ficar mais bonito no Meet?
Quais as chances de ter um filho com síndrome de Down?
Como vem a menstruação depois da pílula do dia seguinte?