Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de energia utilizada para as funções vitais do organismo como: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico .
As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção pelas raízes dos elementos existentes na solução do solo.
Os carboidratos são sintetizados nas plantas verdes, graças à fotossíntese, em que há conversão do dióxido de carbono (CO2) e água em glicídeos, com energia fornecida pela luz. A energia armazenada na molécula de glicose durante a fotossíntese é liberada na degradação (catabolismo) da glicose, produzindo-se água e CO2.
Os carboidratos, proteínas e gorduras são digeridos no intestino, onde se dividem nas suas unidades fundamentais: Carboidratos em açúcares. Proteínas em aminoácidos. Gorduras em ácidos graxos e glicerol.
Os lipídios fornecem mais energia que as proteínas e os açúcares, e constituem a maneira mais eficiente de armazenamento de energia. Por isso, quando não “gastamos” toda aquela energia, engordamos, porque toda energia é guardada em forma de gordura.
Também auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), proporcionam isolamento elétrico e mecânico para a proteção das células e dos órgãos, e geram saciedade ao organismo. Os alimentos ricos em gorduras (lipídios) são: óleos, manteigas, azeites, castanhas, nozes.
Ele é estocado principalmente nos músculos e no fígado, onde pode ser quebrado em glicose quando necessário. LIPÍDIOSsão substâncias hidrofóbicas conhe- cidas como gorduras. Existem vários tipos de lipídios, com a principal função de armazenar energia. Existem lipídios de função estrutural e também hormônios de natureza lipídica.
A principal propriedade dos lipídeos é o fato de serem insolúveis em água. Essas substâncias são formadas por C, H e O, mas em proporções diferentes da dos carboidratos. Fazem parte deste grupo as gorduras, os óleos, as ceras e os esteroides.
Exemplos de carboidratos. A seguir, falaremos a respeito de alguns importantes carboidratos. Glicose: é um carboidrato simples e também o monossacarídeo mais comum. A glicose é fundamental para a realização do processo de respiração celular, em que a energia será produzida para a célula.
São exemplos de alimentos que possuem carboidratos simples o mel, a rapadura, balas e doces em geral. Como exemplo de alimentos que possuem carboidratos complexos, podemos citar pães, massas ...
Quantos filhos Esaú tem com Judite?
O que é uma análise mercadológica?
Como calcular os honorários de sucumbência?
Porque Carlos Silva saiu do The Voice?
Pode fazer compressa em seroma?
Quanto pode ganhar um nutricionista?
O que causa problemas na hipófise?
Qual é a função de atendente de balcão?
Quando se inicia o prazo para contestação?
Quando surgiu a criação de gado?
Como funciona a interpretação dos sonhos?
Pode tomar leite de aveia todos os dias?
Quais os sinais da Lei da Atração?
O que Significa Jabal na Bíblia?