Após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia total, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo.
Dependendo do tipo de cirurgia realizada e da gravidade da doença, o tempo de recuperação desta cirurgia pode variar em torno de 3 a 8 semanas.
Cirurgia de retirada do útero: quando é preciso? A ginecologista Bárbara Murayama, do Hospital 9 de Julho, explica quais são os acometimentos em que o útero pode ser retirado: Adenomiose é uma doença parecida com a endometriose cujo único tratamento definitivo é a retirada do útero.
Após a cirurgia para retirada do útero, também chamada de histerectomia, o corpo da mulher sofre algumas alterações que podem influenciar sua saúde física e mental, desde alterações na libido até mudanças bruscas no ciclo menstrual, por exemplo.
Em alguns casos, o útero é solto e fragmentado via laparoscopia, mas retirado pela vagina. Mais simples, esse método não envolve cortes e nem deixa cicatrizes, visto que toda a manipulação dos órgãos ocorre por via vaginal. Apesar de pouco agressiva, não é indicado para todas as condições pois não fornece ampla visão da cavidade uterina.
A indicação da cirurgia também prevalece para alguns casos de câncer de colo de útero, ovário ou endométrio. A indicação dependerá do quadro apresentado e de uma ampla conversa entre médico e paciente sobre os prós e contras desse tratamento. Os tipos de câncer ginecológico que podem levar à retirada do útero são:
Como se escreve a palavra homenageia?
Como consultar DARF imposto de renda?
Pode carregar smartwatch na tomada?
Como ter o olho sharingan de verdade?
Faz mal engolir remédio sem água?
Como é o sono do bebê de 8 meses?
O que significa ter o Sol na casa 4?
Como se sentir poderosa na cama?
Qual a diferença de doenças transmissíveis e não transmissíveis?
Quem teve o auxílio bloqueado pode voltar a receber?
Para que serve o antibiótico cefalexina?
Qual a responsabilidade dos administradores nas sociedades simples?