O colágeno ingerido vai ser desmontado pelo aparelho digestivo, e acabar absorvido na forma daqueles 20 aminoácidos que são iguais aos de qualquer outra proteína. Esses aminoácidos são também as moléculas presentes no tal “colágeno hidrolisado”, que nada mais é do que colágeno pré-digerido.
O colágeno hidrolisado é a melhor opção porque ele é mais bem absorvido no intestino. No entanto, seu efeito não é o de repor o colágeno que já foi perdido, mas sim de estimular a produção pelas nossas células. Esse tipo pode ser encontrado de três formas: pó, cápsula ou líquida.
“Ele funciona para o corpo assim como, em uma construção, na formação do alicerce, a ferragem funciona. Ou seja, dá a estrutura. Nos ossos, o colágeno tem um tipo de alinhamento que permite a firmeza. Nas articulações, ele funciona como lubrificante dando a elasticidade articular.
Dois gramas por dia é o consumo de colágeno considerado ideal para a preservação da textura da pele. Para agir nas articulações, a dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas por dia. Dessa forma, o suplemento puro de colágeno hidrolisado é a opção mais indicada para atingir os benefícios da proteína.
O ideal é que você não pare a suplementação, pois a partir dos 25-30 anos nós diminuímos a produção de colágeno. Portanto, para a manutenção dos benefícios do colágeno o uso deve ser contínuo. Um tempo seguro de pausa para não perder os benefícios, caso seja necessário, é de 30 dias a cada 2 meses de suplementação.
A maioria dos estudos demonstram que os efeitos começam a aparecer em um período de 3 meses de uma ingestão diária de 2 a 5 g de colágeno. O Colágeno é a principal proteína do organismo que confere a elasticidade e estrutura muscular no organismo.
Entretanto, não faz mal nutrir o corpo, e caso você queira garantir que o seu possui colágeno o bastante, você pode ingerir diariamente alimentos ricos neste nutriente, deixando que seu organismo faça seu trabalho. Se você deseja iniciar a suplementação com colágeno, consulte um nutricionista para que ele avalie essa necessidade.
É sempre bom incluir alimentos na dieta que sejam ricos em colágeno. Mas a melhor forma de se obter colágeno puro é por meio da suplementação. Ele pode ser encontrado em pó, líquido ou em cápsulas. Ele pode ser hidrolisado ou não. Confira os tipos existentes:
Assim, ingerir altas doses da quantidade necessária de colágeno não significa que o corpo irá produzir mais desta proteína. Essa ingestão pode fazer com que outras proteínas sejam produzidas — ou talvez seu corpo mande tudo isso embora.
Alguns profissionais afirmam que o colágeno hidrolisado, quando apresentado na forma de peptídeos de colágeno, pode ser melhor absorvido pelo nosso organismo. Isso acontece porque os peptídeos são o resultado da quebra das proteínas de colágeno em partículas menores.
Por que se chama tons pastéis?
Qual a função dos antimicrobianos?
Como registrar os direitos autorais de um E-book?
Quando usar a preposição ON em inglês?
Como é feito o cálculo de juros de mora?
Quais os neurotransmissores que estão na base da depressão?
Como funciona o ciclo de fatura?
Quando o músculo fica duro o que pode ser?
Quanto custa hemograma completo?
Quantos elementos compõem a música?
Quais são os medicamentos da lista A?